• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

As vendas de veículos (entre carros, utilitários leves, caminhões e ônibus) encerraram o ano passado com queda de 23,9%, maior retração percentual do mercado brasileiro desde 1987. Segundo fontes do setor automotivo, as montadoras comercializaram 2,191 milhões de unidades entre janeiro e dezembro de 2015 contra 2,880 milhões de 2014. Na próxima quinta-feira a Anfavea, associação que representa as montadoras, divulgará os dados oficiais relativos à produção de veículos no ano passado.

Com o recuo de 2015, o setor automotivo acumula três anos consecutivos de queda nas vendas — somando perda de 32,5% — depois de um ciclo de nove anos de alta. Raphael Galante, consultor da Oikonomia, atribui o desempenho negativo da indústria no ano passado à baixa confiança do consumidor no futuro e ao crédito mais escasso. Em sua estimativa, o segmento automotivo só voltará a ter aumento nas vendas em 2019.

“O primeiro passo para a reversão desta curva é a retomada da confiança do consumidor. E isso só ocorrerá quando a conjuntura econômica se mostrar equilibrada novamente”, explicou.

No levantamento da Oikonomia, com série histórica iniciada há 20 anos, a retração nas vendas de veículos em 2015 chega a 25,58%. Pelos cálculos da consultoria, as montadoras comercializaram 2,296 milhões de veículos no ano passado contra 2,474 milhões de 2014.

Durante o ano mais de 400 revendas de carros fecharam as portas e 26 mil empregados foram demitidos, segundo dados da Fenabrave. A entidade estima ainda que os cortes podem atingir 40 mil funcionários até a metade deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]