• Carregando...

O volume de vendas do comércio varejista do Paraná cresceu 9,5% em agosto em relação ao mesmo mês de 2007. É o segundo mês consecutivo em que a variação do volume de vendas supera o patamar de 9%, indicando aceleração do comércio. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela Agência Estadual de Notícias.

O desempenho do Paraná, de acordo com análise do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), tem sido melhor que dos outros estados do Sul do país. As taxas registradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina atingiram em agosto, respectivamente, 6,6% e 8,3%.

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, atribuiu o bom resultado às políticas de incentivos fiscais adotadas pelo governo do Paraná. "Avanços em produção industrial, alta nas exportações, mais empregos com carteira assinada. Todos são fatores em cadeia que proporcionam ao comércio estadual maiores ganhos e vendas", disse o secretário.

No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, o comércio varejista paranaense contabilizou alta de 7,6% no volume de vendas, com importantes contribuições dos segmentos de hipermercados e supermercados e móveis e eletrodomésticos, que são predominantes na renda gerada pelo setor. Já o maior crescimento relativo foi no ramo de equipamentos para escritório, informática e comunicação, cuja variação do volume de vendas alcançou 77,9% entre janeiro e agosto.

Para o presidente do Ipardes, Carlos Manuel dos Santos, a implantação do piso salarial regional no Paraná gerou um grande reflexo na expansão do crescimento do comércio. O salário regional varia de R$ 527 a 548, em média 32% maior que o salário mínimo nacional, de R$ 415,00. Somente este ano, o aumento foi de 14% sobre o piso salarial regional do ano passado, índice três vezes maior que a inflação registrada em 2007, que foi de 4,46% (IPCA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]