As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram pelo segundo mês seguido em agosto, na medida em que os consumidores fizeram compras para a volta às aulas após as férias de verão (no hemisfério norte) e tiraram vantagem das promoções. A alta foi de 0,4%, segundo informou hoje o Departamento do Comércio do país. O resultado ficou acima da estimativa dos analistas, que previam avanço de 0,3%.
O dado de julho foi revisado para alta de 0,3%, ante 0,4% calculado anteriormente. O aumento de julho foi o primeiro em três meses. De acordo com o Departamento de Comércio, as vendas de automóveis e autopeças caíram 0,7% em agosto. Excluindo o setor automotivo, todas as outras vendas no varejo subiram 0,6% após a alta de 0,1% em julho.
O crescimento das vendas no varejo foi puxado em boa parte pela compra de vestuário, gasolina e mantimentos. As vendas nas lojas de vestuário subiram 1,2% em agosto, nos postos de combustível aumentaram 1,9% e no segmento de alimentos e bebidas cresceram 1 3%.
As vendas no varejo foram prejudicadas durante a recessão, com os consumidores preocupados com o mercado de trabalho. Mas a Federação Nacional de Varejo espera que os gastos na volta às aulas subam mais de 10% neste ano, para US$ 55,12 bilhões.
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