• Carregando...

Como parte do processo de nacionalização do setor de cimento, a Venezuela afirmou que está tomando posse formal de unidades locais da suíça Holcim e da francesa Lafarge, ambas fabricantes de cimento, após aprovar um pagamento total às companhias de US$ 378 milhões.

O ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello, informou em comunicado que a quantia irá cobrir 40% do preço acordado com os donos de ambas as companhias e que o Estado terá quatro anos para pagar o resto, sem juros.

O comunicado não explicou como os US$ 378 milhões seriam divididos entre as companhias estrangeiras. Cabello acrescentou que o governo não tem sido capaz de chegar a acordo sobre o pagamento para a terceira fabricante de cimento a ser nacionalizada, a unidade local da mexicana Cemex.

A Holcim afirmou que a compensação proposta pela nacionalização de sua unidade na Venezuela não é aceitável. "Em relação à nacionalização da Holcim Venezuela, a empresa tem a destacar que não recebeu uma oferta de compensação da República da Venezuela que é aceitável do ponto de vista legal ou financeiro", informou a companhia.

A empresa disse que mantém o processo, que teve início em março, no Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos em Washington. "No processo de arbitragem, a Holcim pede por compensação total para a expropriação de sua companhia pelo governo da Venezuela", afirmou a empresa. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]