• Carregando...
A fabricação do Fox em São José dos Pinhais está interrompida por falta de peças. | Divulgação/Volkswagen
A fabricação do Fox em São José dos Pinhais está interrompida por falta de peças.| Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen informou nesta segunda-feira (8) que rescindiu os contratos que mantinha com os fabricantes de autopeças do grupo Prevent. Para contornar a falta de componentes, a montadora decidiu antecipar para agosto as férias coletivas que daria em outubro a funcionários das fábricas de veículos de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), Taubaté (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

As férias começam na próxima segunda-feira (15) e vão durar de três a quatro semanas para a maioria dos empregados. A paralisação da fábrica da Volks não é o único impacto provocado pela Prevent no Paraná: o conglomerado de origem alemã fechou, em junho, uma fábrica de estruturas metálicas para bancos em São José dos Pinhais.

A Volks mantém desde o início de 2015 uma acirrada disputa comercial com a Prevent. Segundo a montadora, a “reiterada falta de fornecimento” por parte da parceira resultou em mais de 120 dias parados na soma de suas três fábricas, que deixaram de produzir mais de 100 mil veículos.

Fornecedor em pé de guerra com a Volks fechou fábrica no Paraná

Com o encerramento das atividades da Keiper, em São José dos Pinhais, 120 trabalhadores foram demitidos

Leia a matéria completa

A semana passada, por exemplo, foi de produção irregular nas três fábricas de veículos da Volks. A Gazeta do Povo apurou que, em São José dos Pinhais, a produção do Fox continua interrompida e a do Golf está na metade do ritmo normal. Apenas os modelos da marca Audi estão sendo montados normalmente.

O grupo Prevent vinha afirmando que negociava com a Volks o reajuste dos preços de seus produtos, em razão do encarecimento de matérias-primas como o aço, mas que estava produzindo e entregando normalmente as autopeças.

Última alternativa

A rescisão dos contratos, diz a Volks, foi a última alternativa encontrada para normalizar sua operação e mitigar impactos na cadeia produtiva.

“A Volkswagen também foi à Justiça para requerer a retomada dos ferramentais de sua propriedade que se encontram nas unidades do Grupo Prevent, acreditando em uma rápida solução”, informou a montadora, em comunicado.

Segundo a Volkswagen, a retomada das ferramentas permitirá restabelecer “seu ritmo normal de produção, possibilitando o funcionamento normal de toda a cadeia produtiva e a tranquilidade de seus empregados e da rede de concessionários”.

Como a transferência do ferramental, sua instalação e validação devem demorar algum tempo, a companhia decidiu antecipar as férias que estavam planejadas para daqui a dois meses.

Origem

Assim como a Volkswagen, a Prevent tem sede em Wolfsburg, na Alemanha. Mas, segundo fontes do setor disseram ao jornal O Estado de S. Paulo, seria controlada por um grupo de investidores da Bósnia.

Depois de uma série de aquisições, a Prevent passou a ser dona de fornecedoras do setor automotivo como Keiper, Fameq, Cavelagni e Mardel. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), desde 2015 o conglomerado comprou 11 fábricas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]