Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automóveis

Volkswagen compra 20% da Suzuki por US$ 2,5 bilhões

Demanda frágil, excesso de capacidade crônico e regras ambientais mais rígidas, a pressão tem crescido para que montadoras unam força para reduzir custos e desenvolverem novas tecnologias

O presidente da Suzuki Motor, Osamu Suzuki e o executivo-chefe da Volkswagen, Martin Winterkorn, durante o acordo entre as duas empresas | Issei Kato/Reuters
O presidente da Suzuki Motor, Osamu Suzuki e o executivo-chefe da Volkswagen, Martin Winterkorn, durante o acordo entre as duas empresas (Foto: Issei Kato/Reuters)

A Volkswagen vai comprar um quinto da Suzuki Motors por 2,5 bilhões de dólares, dando à companhia alemã a expertize da companhia japonesa na produção de carros pequenos e domínio na Índia, enquanto busca se tornar a maior montadora do mundo.

Com a indústria global de veículos ainda enfrentando demanda frágil, excesso de capacidade crônico e regras ambientais mais rígidas, a pressão tem crescido para que montadoras unam força para reduzir custos e desenvolverem novas tecnologias.

No início deste mês, a PSA Peugeot Citroen e a Mitsubishi Motors informaram que vão explorar relacionamento mais próximo, que até agora vinha sendo limitado a uma parceria de projeto.

O acordo recente prevê que a Suzuki vai investir até metade dos recursos recebidos em ações da Volkswagen, ganhando o apoio da terceira maior montadora do mundo. As ações de ambas as companhias subiram.

"É uma combinação interessante que tem benefícios mútuos", afirmou o analista Toshiro Yoshinaga, da Aizawa Securities. "A Suzuki tem uma sólida posição na Índia e o mesmo acontece com a Volkswagen na Europa."

A Volkswagen, que também é a maior montadora da China, o maior mercado de veículos do mundo, vai fornecer à Suzuki tecnologia para produção de carros híbridos e elétricos que não possui em sua linha de produtos.

Nos primeiros seis meses de 2009, a Volkswagen vendeu 3,265 milhões de veículos e a Suzuki vendeu 1,15 milhão. As vendas combinadas das empresas de 4,415 milhões de unidades superam as de 3,564 milhões de unidades da Toyota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.