• Carregando...
Quase 2,8 mil funcionários da montadora no estado estão no PPE desde dezembro de 2015. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Quase 2,8 mil funcionários da montadora no estado estão no PPE desde dezembro de 2015.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais está entre as empresas que prorrogaram sua adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Ao todo, 2.757 trabalhadores da empresa estão com trabalhando com jornada e salários reduzidos desde o início de dezembro de 2015.

O Ministério do Trabalho informou nesta segunda-feira (13) que prorrogou 23 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Segundo o ministério, 13 empresas fizeram 36 solicitações de prorrogação, das quais 23 já foram autorizadas – seis empresas do setor automotivo, cinco do setor fabril e duas do setor metalúrgico.

Consumidores “brigam” por roupas de inverno em Curitiba

Cliente comparou disputa por peças na Decathlon a “supermercado venezuelano”. Na Acampar, vendas cresceram 30%

Leia a matéria completa

Entre os grupos que tiveram a prorrogação autorizada estão a Rassini NHK Peças, a Grammer do Brasil e a Mercedes Benz, que estão entre os primeiros a solicitar a adesão ao PPE, em agosto do ano passado.

Também foram atendidos os pedidos de prorrogação das fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, em São Paulo, além da unidade no Paraná.

De acordo com a pasta, desde a implantação do PPE, em julho de 2015, o setor fabril concentra o maior número de solicitações de adesão, com 72 pedidos, seguido do automobilístico, com 26.

Ao todo, 151 empresas solicitaram a adesão ao PPE. Dessas, 111 tiveram o termo de adesão ao programa confirmado e outras 40 estão em análise.

“Já são 55.995 trabalhadores que tiveram seus empregos preservados pelo programa, um investimento de R$ 153,3 milhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)”, informa o ministério em nota. “Se todas conseguirem obter o termo, o total de recursos alcançará R$ 160,4 milhões e 60.018 trabalhadores”, acrescenta.

A adesão ao programa permite às empresas reduzir a jornada de trabalho dos funcionários em até 30%, com uma complementação de 50% da perda salarial pelo FAT, limitada a 65% do maior benefício do seguro-desemprego. A empresa mantém o recolhimento dos encargos sociais, impostos e FGTS.

O Ministério do Trabalho explica que, para solicitar a renovação do programa, as empresas devem respeitar o período de vigência do acordo coletivo com os trabalhadores. O prazo de adesão ao PPE vai até o fim deste ano, e as empresas podem participar do programa por um prazo de seis a 12 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]