• Carregando...
Marca perdeu a liderança das vendas mundiais no acumulado  do ano para a Toyota | Uwe Meihold
Marca perdeu a liderança das vendas mundiais no acumulado do ano para a Toyota| Foto: Uwe Meihold

A Volkswagen divulgou nesta quarta-feira, 28, o primeiro prejuízo trimestral em pelo menos 15 anos, impactada pelos custos relacionados ao escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes de motores a diesel. A empresa ainda reduziu a previsão de lucro para o ano.

O grupo alemão teve prejuízo operacional de terceiro trimestre de 3,48 bilhões de euros, em linha com expectativa de 3,47 bilhões obtida pela Reuters junto analistas.

A Volkswagen reservou 6,7 bilhões de euros no trimestre para cobrir custos relacionados à fraude que envolveu 11 milhões de carros da marca no mundo, ligeira alta ante os 6,5 bilhões anunciados na semana em que o escândalo se tornou público, em 18 de setembro.

Como resultado, a companhia espera que o lucro operacional do ano fique “significativamente abaixo” do recorde atingido em 2014, de 12,7 bilhões de euros.

Excluindo os custos da fraude, a montadora ainda espera ter margem de lucro operacional de entre 5,5 e 6,5 por cento este ano, depois de 6,3 por cento em 2014.

A Volkswagen planeja cortar os investimentos em 1 bilhão de euros por ano em sua principal divisão, responsável por 5 milhões de carros que serão alvo de recall. A divisão de luxo Audi, fonte de cerca de 40% do lucro do grupo, também planeja cortes nos investimentos.

A companhia confirmou que o prejuízo divulgado nesta quarta-feira é o primeiro resultado trimestral negativo em pelo menos 15 anos, mas por causa de mudanças contábeis, a empresa não pode precisar quando o último prejuízo ocorreu.

As vendas do grupo, que também incluem a marca Porsche, caíram 1,5% em setembro, para 885.300 carros e recuaram 3,4% no terceiro trimestre, para 2,39 milhões de unidades.

Com isso a montadora alemã ficou atrás da japonesa Toyota na liderança das vendas mundiais nos acumulado dos nove primeiros meses deste ano após ter assumido a primeira posição três meses antes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]