• Carregando...

As bolsas de valores dos Estados Unidos tiveram um rali na quarta-feira. Os investidores deixaram de lado preocupações com os problemas globais e se concentraram na melhora do mercado de trabalho do país e nos sinais de que consumidores estão prontos para abrir as carteiras antes da principal data do comércio norte-americano.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,37 por cento, para 11.187 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,93 por cento, para 2.543 pontos. O índice Standard & Poor's 500 ganhou 1,49 por cento, para 1.198 pontos.

Os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos recuaram na semana passada ao menor nível em mais de dois anos, enquanto o gasto do consumidor subiu em outubro. Os números sugeriram que a economia está próxima de uma recuperação autossustentável .

Os dados impulsionaram o entusiasmo com o setor de consumo, que vem tendo um desempenho acima da média do mercado durante todo o ano, conforme se aproxima o "Black Friday" --dia considerado o pontapé inicial da temporada de vendas de fim de ano, em que as lojas dos EUA oferecem grandes descontos.

As ações da varejista online Amazon.com subiram 5,4 por cento, na máxima histórica de 177,25 dólares. O índice S&P de consumo, em alta de 2 por cento neste pregão, acumula salto de 22,5 por cento no ano, sendo o de melhor desempenho entre os 10 principais setores do S&P 500.

"O gasto do consumidor continua melhorando. Até mesmo o desemprego, que todo mundo sabe que é muito ruim, está certamente melhorando, embora lentamente", disse Bryant Evans, gerente de portfólio da Cozad Asset Management, sediada em Champaign, Illinois.

Evans classifica o setor de consumo como "acima da média do mercado".

Papéis de companhias aéreas estiveram entre as de melhor performance, com AMR, controladora da American Airlines, disparando 8,1 por cento. O índice aéreo ARCA saltou 3,7 por cento, seu maior ganho percentual diário em mais de um mês.

O S&P 500 fechou em torno dos 1.200 pontos pela quarta vez em cinco sessões. O indicador parece estar numa faixa de oscilação restrita, entre 1.175 pontos e 1.200 pontos, sem fortes catalisadores para levar o índice a romper em qualquer das direções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]