• Carregando...
Parque eólico de Palmas foi construído em 1999 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Parque eólico de Palmas foi construído em 1999| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

A Copel se aliou à Weg Equipamentos Elétricos, de Santa Catarina, para construir um parque de energia eólica em Palmas, no Sul do Paraná, onde funciona o único empreendimento desse tipo no estado. A empresa paranaense será minoritária no negócio, com fatia de 13%. A joint venture foi aprovada na última quinta-feira pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com duas torres de cerca de 110 metros de altura e capacidade total de 4,2 megawatts (MW), a Usina Eólica Palmas II será maior que a primeira, também operada pela Copel, que tem 2,5 MW distribuídos em cinco torres de 25 metros cada.

Segundo José Marques Filho, assistente da diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Copel, a ideia da sociedade partiu da Weg, que está desenvolvendo aerogeradores e quer testá-los em campo. Favoreceu a parceria o fato de a Copel contar com o "mapa dos ventos" da região nos últimos nove anos e também a proximidade com Jaraguá do Sul (SC), onde fica a fábrica da Weg. "O projeto tem caráter investigativo, de desenvolvimento tecnológico. A Copel quer formar laços com a indústria brasileira de aerogeradores e ajudá-la a desenvolver novos produtos", explica Marques Filho.

No momento, os esforços da Copel estão concentrados na Região Nordeste. As novas instalações em Palmas serão pequenas em relação aos parques que a empresa está construindo ou vai construir no Rio Grande do Norte, onde até 2015 a companhia vai colocar em operação 291,6 MW.

Instalado em 1999, o parque eólico de Palmas foi o primeiro do Sul do país, mas o Paraná perdeu espaço para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O município catarinense de Água Doce, vizinho de Palmas, tem oito empreendimentos em operação, com potência de 142,8 MW.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]