• Carregando...
WhatsApp e outros apps na tela do celular. | ARUN SANKAR/AFP
WhatsApp e outros apps na tela do celular.| Foto: ARUN SANKAR/AFP

A última versão “beta” (de testes) do WhatsApp para Android trouxe uma novidade: um detector de links suspeitos.

A descoberta foi feita pelo site especializado no app WABetaInfo . Quando o usuário receber uma mensagem contendo um link para uma página ou site suspeito, ele receberá uma etiqueta vermelha com os dizeres, em letras maiúsculas, “link suspeito”.

Veja como a etiqueta é exibida:

Detector de links suspeitos do WhatsApp.WABetaInfo/Reprodução

Caso o usuário decida abrir o link assim mesmo, ao tocar nele o WhatsApp exibirá uma mensagem popup informando o motivo que fez o link ser suspeito. No exemplo mostrado pelo site, a mensagem diz que “este link contém caracteres incomuns”, uma característica corriqueira em links usados para spam — domínios com caracteres em outros idiomas, mas que lembram os do alfabeto, costumam ser usados para enganar as pessoas.

Popup avisa que o link tocado é suspeito.WABetaInfo/Reprodução

O WABetaInfo diz que a análise dos links é totalmente feita no dispositivo do usuário. Nenhum dado é trocado com servidores externos para realizar a verificação. Como o WhatsApp opera com criptografia de ponta a ponta, também não é possível fazer a verificação antes de a mensagem ser entregue aos destinatários.

O detector de links suspeitos foi encontrado na versão 2.18.206 Beta do WhatsApp para Android, mas não funciona. O recurso ainda está em desenvolvimento e, como todos os demais que surgem no WhatsApp Beta, pode levar algumas semanas para ser oficializado e chegar a todos — ou mesmo ser descartado pelos desenvolvedores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]