• Carregando...

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou que está preparando a estrutura para um serviço de busca na internet, desenvolvido coletivamente, que concorreria com os produtos do Google e do Yahoo.

Wales declarou, em uma conferência de criadores de software realizada em Portland, Oregon, que sua empresa, a Wikia, havia adquirido a Grub, pioneira no software de indexação que permitirá ao novo serviço de busca da Wikia vasculhar a rede para indexar sites relevantes.

- Se pudermos obter resultados de busca de boa qualidade, acredito que isso realmente mudaria o balanço do poder e o devolveria aos criadores de conteúdo, removendo-o do controle dos serviços de busca - disse Wales, presidente do conselho da Wikia, na semana passada. - Eu posso estar errado quanto a isso, mas é um desfecho que me parece provável.

A Wikia - que ajudou grupos a criar centenas de sites semelhantes à Wikipedia sobre tópicos como programas populares de TV ou serviços especializados de saúde e viagens - planeja desenvolver um sistema de busca "de fonte aberta", com a ajuda de voluntários.

Wales fundou a enciclopédia online Wikipedia, que pode ser editada por qualquer usuário. O projeto, sem fins comerciais, se tornou um dos sites mais populares da web.

Ele também co-fundou a rede de sites wiki, editados por usuários e bancados por publicidade que a Wikia coordena. Mas as duas organizações não têm elos formais.

O novo serviço de buscas da Wikia combinará algoritmos de computador a edição humana, quando a empresa lançar uma versão aberta ao público do site, no final de 2007, disse Wales em entrevista por telefone.

Os editores voluntários podem ajudar a resolver dúvidas quanto a termos com múltiplos significados, como "palm", que pode se referir a um local, a exemplo de Palm Beach, ou a tópicos genéricos como árvores ou computadores de mão.

Os resultados de busca são gerados por outro projeto de software de fonte aberta, chamado Lucene. Wales disse que está estudando opções para aperfeiçoar o Lucene, mas não mencionou detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]