• Carregando...

O Yahoo, em parceria com a Reuters, convida o público a contribuir com fotos e vídeos de fatos noticiosos, criando mais um mecanismo para transformar espectadores em jornalistas amadores.

A companhia de mídia de Internet afirmou ter montado um sistema de contribuição chamado ``You Witness'' (''Você testemunha'') e trabalha com o grupo de notícias e informações Reuters, que editará e distribuirá para outros meios de comunicação as imagens selecionadas.

O Yahoo pretende oferecer as imagens enviadas por usuários como parte de pacotes temáticos a serem colocados no Yahoo News, que disponibiliza, atualmente, notícias de dezenas de empresas, como Associated Press, CNN e a própria Reuters.

Com centenas de milhões de câmeras instaladas em telefones celulares, os consumidores são capazes hoje de tirar fotos e gravar vídeos de alta qualidade.

O tsunami ocorrido no sul da Ásia, os atentados a bomba de Londres e o impacto do furacão Katrina em Nova Orleans são exemplos de como as pessoas presentes no lugar errado na hora certa podem registrar a história no momento em que acontece.

``Já há muito material de jornalismo amador sendo criado por nossos usuários'', disse Scott Moore, chefe do setor de notícias e informações do Yahoo Media Group. ``O Yahoo precisava apenas de um processo mais eficiente para pedir e publicar as fotos e os vídeos enviados pelos usuários.''

Apesar de voltado inicialmente para a área noticiosa, o projeto do Yahoo pode se ampliar para conclamar os usuários a contribuir com material de outras seções do site, como esportes e entretenimento, disse um porta-voz da empresa, com sede em Sunnyvale (Califórnia).

O Yahoo e a Reuters, que tem sede em Londres, elaboram um esquema para recompensar os contribuintes quando suas imagens forem escolhidas para ser divulgadas comercialmente, disseram as duas empresas.

``Estamos avaliando a possibilidade de criar arquivos de fotos para permitir que as pessoas recebam algum tipo de benefício devido a seu trabalho e por causa das imagens que gravaram'', afirmou Chris Ahearn, presidente da Reuters Media.

A partir de terça-feira, os colaboradores poderão enviar fotos para o You Witness por meio de um link situado na página principal de notícias do site Yahoo ou para o endereço da Reuters.

O Yahoo estuda a possibilidade de levar o serviço para suas páginas em outras línguas.

Muitas empresas de notícia regionais e nacionais convidam leitores a contribuir com declarações a respeito do que viram.

Mas o setor tem se mostrado indeciso sobre como manter o controle de qualidade, evitar fraudes e pagar os contribuintes sem alimentar uma atmosfera mercenária ao redor dos eventos noticiosos.

O site CNN.com, outra importante página de notícias da Internet, convida os usuários a participar do ``I-Reports'' --''histórias vistas por seus olhos e por suas lentes''. Mas a empresa não paga pelas contribuições.

O novo empreendimento do Yahoo News --o maior site de notícias dos EUA, com 34 milhões de leitores norte-americanos em outubro, segundo a empresa comScore Network-- é mais amplo. O Yahoo também é proprietário do site de compartilhamento de fotos Flickr, onde não é raro ver fotógrafos amadores colocando imagens sobre fatos noticiosos.

As contribuições feitas em vídeo também serão distribuídas, afirmaram representantes do Yahoo e da Reuters.

``Queremos ampliar a iniciativa para incluir histórias escritas. Mas as fotos e os vídeos eram o caminho mais óbvio para se começar'', afirmou Moore, que foi publisher da revista online Slate.

A Reuters possui um esquema de pagamento a fotógrafos amadores por imagens de interesse que continuará em funcionamento, afirmou Ahearn. Em 2000, por exemplo, a famosa foto de um avião Concorde em chamas, pouco antes de cair, em Paris, foi comprada pela Reuters de um húngaro amante da aviação.

``Temos tentado aumentar o número e a gama de vozes que podem participar ativamente de nosso serviço'', disse Ahearn. ``É mais um passo dado nessa direção.''

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]