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YouTube tenta disputar espectadores com plataformas como Netflix, Amazon e, em breve, Apple e Disney. | Rego Korosi/Flickr
YouTube tenta disputar espectadores com plataformas como Netflix, Amazon e, em breve, Apple e Disney.| Foto: Rego Korosi/Flickr

O YouTube tem planos de disponibilizar de graça toda a sua programação original futura, no momento em que a unidade de transmissão de vídeos do Google busca maior audiência para séries e filmes que estão limitados a assinantes do serviço.

A mudança na estratégia significa que, a partir de 2020, a assinatura do YouTube Premium não será mais a única maneira de assistir à maior parte dos programas originais, já que todos os usuários terão acesso — os gratuitos, mediante exibição de anúncios, e os pagos, sem publicidade.

A empresa não detalhou o total de assinantes da opção paga, lançada há três anos e disponível em 29 países.

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O YouTube disse que a decisão de tornar a programação gratuita visa satisfazer o crescente interesse em sua programação original e demanda de anunciantes de se associarem a conteúdos especiais.

A medida também dá à companhia mais flexibilidade em comercializar seus programas. Entre as séries hoje exclusivas para assinantes pagantes do YouTube estão Cobra Kai (continuação dos filmes Karate Kid, dos anos 1980), uma série dos roteiristas dos filmes Deadpool chamada Wayne e a série de ficção científica Origin (dos produtores de The Crown, da Netflix, e Lost). O YouTube Premium custa R$ 20,90 por mês no Brasil.

Recentemente, nos Estados Unidos, o YouTube passou a exibir filmes antigos de outros estúdios gratuitamente atrelados à veiculação de anúncios, como ocorre na TV aberta. Entre os títulos disponíveis estão alguns filmes populares, como Rocky e O Exterminador do Futuro.

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A revisão estratégica do YouTube ocorre no momento em que grandes players ensaiam a entrada no mercado de streaming de vídeo. Rumores sugerem que a Apple deve lançar o seu serviço do tipo atrelado ao Apple Music (streaming musical) em breve. Em paralelo, a Disney se prepara para oferecer, em 2019, obras audiovisuais de todas as suas propriedades, que incluem, além das animações, séries e filmes da marca, os filmes e séries da Marvel, Star Wars e da 21th Centuty Fox. O serviço se chamará Disney+ e deve ser disponibilizado no Brasil também.

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