• Carregando...

Os governos da zona do euro concordaram com um novo pacote de ajuda para a Grécia e em reestruturar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), segundo documento prévio do encontro de cúpula da zona do euro que ocorre hoje em Bruxelas.

As mudanças preveem a redução dos encargos da dívida da Grécia, Portugal e Irlanda, por meio da redução da taxa de juro cobrada nos empréstimos concedidos pelo EFSF para 3,5%, dos atuais 5,5%, e ampliação da média de 7,5 anos para pelo menos 15 anos do vencimento dos empréstimos.

O EFSF terá ainda poder para recapitalizar os bancos por meio de empréstimos concedidos aos governos da zona do euro, incluindo aqueles que não tenham recorrido aos programas de socorro da linha, diz o documento. O EFSF também terá poder para intervir no mercado secundário de dívida da zona do euro, a partir da análise do Banco Central Europeu (BCE) e do aval unânime de países que participam do EFSF.

O setor financeiro poderá escolher a partir de um menu como ajudar a financiar a dívida da Grécia nos próximos anos, incluindo troca de dívida, rolagem de dívida ou recompra, segundo o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]