• Carregando...

A recepção dos veteranos aos calouros no primeiro dia de aula na Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi considerada normal e tranqüila pela assessora de assuntos estudantis Cristiane Ribeiro da Silva. A assessora esteve no Centro Politécnico, maior campus da universidade, na tarde desta segunda-feira e informou que não houve ocorrência de abusos no trote.

O "disque-trote", 0800 disponível para denunciar abusos no trote, recebeu três ligações ao longo deste primeiro dia da semana do calouro. Uma delas alertou a instituição de que os veteranos do curso de Química estariam amarrando os calouros e os obrigando a andar pelo câmpus para praticar trote. Houve a intervenção das pessoas responsáveis por coibir a prática e o trote terminou.

A outra denúncia foi de que os novos estudantes de Direito estariam recebendo ameaças pela internet de veteranos. A UFPR ainda está investigando esta denúncia. A terceira denúncia foi falsa, ou seja, era um trote.

Neste ano a instituição criou o Trote Solidário, uma campanha educativa que visa coibir o trote violento e estimular os cursos a recepcionar melhor os calouros. O trote violento é considerado tudo aquilo que usa da violência, física, moral e psicológica para criar constrangimento e humilhação. Cada curso fez uma recepção diferente para os calouros, com palestras e atividades.

UEPGAs aulas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também começaram nesta segunda, e assim como na UFPR, não houve nenhuma ocorrência relacionada a trotes violentos. A preocupação com os abusos nos trotes vêm aumentando a cada ano no Brasil, desde acontecimentos trágicos como a morte do calouro chinês Edison Tsung Chi Hsueh, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 1999. Ele foi encontrado morto na piscina da associação atlética dos alunos, no dia seguinte a um churrasco oferecido pelos veteranos.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o início das aulas está marcado para o dia 7 de março. No dia 14, é a vez dos alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) voltarem às aulas.

Entre no Fórum e dê sua opinião sobre o os trotes violentos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]