• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23) a relação das escolas que irão receber recursos do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. No Paraná, 22 instituições de ensino foram selecionadas no primeiro edital do programa, o que corresponderá a cerca de 2,7 mil novas matrículas em tempo integral já em 2017. Dos 22 colégios, dois são de Curitiba, um da Região Metropolitana e os demais de várias regiões do interior. Confira a lista abaixo.

Integrando as iniciativas do chamado Novo Ensino Médio, por meio da Medida Provisória 746, o programa será implementado de 2017 a 2020 e irá repassar um subsídio anual de R$ 2 mil por aluno às escolas selecionadas.

Em todo o país, 523 instituições dos 26 estados e do Distrito Federal foram aprovadas no edital, o que representa 266 mil novas matrículas em período integral.

De acordo com o MEC, a primeira parcela, de R$ 230 milhões, será repassada aos estados e ao Distrito Federal já no início de 2017. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, isso facilitará o início da implementação do programa. Os recursos serão transferidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Seleção

Para participar do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, as secretarias estaduais de Educação encaminharam ao MEC o Termo de Adesão e o Formulário do Plano de Implementação.

Os documentos contêm informações sobre o Plano de Gestão Escolar; Planejamento Pedagógico; Proposta de Plano de Diagnóstico e Nivelamento e o Plano de Participação da Comunidade nas Escolas, de acordo com exigências estabelecidas pela portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016.

A admissão dos alunos ocorreu de acordo com a proximidade da escola de origem ou local de moradia. Segundo o MEC, as escolas e regiões com baixos índices sociodemográficos ou de vulnerabilidade social foram priorizadas na seleção. No total, 588 escolas foram inscritas no programa. Delas, 77 tiveram suas inscrições indeferidas.

Escolas do Paraná selecionadas pelo Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral:
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]