• Carregando...
Candidata aguardava o início da prova | André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Candidata aguardava o início da prova| Foto: André Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Paranaenses representam 86% do total

Os candidatos residentes no Paraná representam 86% dos pouco mais de 57 mil estudantes inscritos para o vestibular da UFPR. O número reforça a vocação da universidade para atender os jovens do estado e é uma consequência da manutenção do vestibular próprio, na avaliação do reitor da instituição, Zaki Akel, que em entrevista coletiva destacou a interiorização do certame neste ano.

O vestibular é a porta de entrada para 4.830 novos estudantes. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permite o acesso a 30% das vagas da instituição.

A data da prova deste ano coincidiu com o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), situação que o reitor lamentou, mas disse ser inevitável. Ele justificou a escolha da data lembrando que no próximo fim de semana ocorre a prova do Enem, em 8 e 9 de novembro, e no domingo seguinte, 16 de novembro, será realizada a Maratona Caixa de Curitiba, o que complicaria o trânsito nas proximidades dos locais de prova.

Cotas

As vagas reservadas para cotistas sociais e raciais representam 40% do total no vestibular da UFPR, número que será ampliado para 50% no ano que vem (2015). A medida faz parte de uma "diretriz irreversível do Governo Federal de fazer uma grande política de inclusão", na análise de Zaki Akel, que aponta que esta mudança de perfil do aluno que entra na universidade cria uma pressão também na manutenção do estudante, como a oferta de moradia, alimentação e bolsas.

  • Prova da UFPR começa às 14h
  • Candidato corre para não perder a prova
  • Estudante confere ensalamento no Centro Politécnico.
  • O reitor Zaki Akel concede entrevista coletiva após o início do exame.
  • O Centro Politécnico recebeu 94 candidatos com deficiência física.

Pouco mais de 50 mil candidatos realizaram na tarde deste domingo (2) a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cerca de 6,4 mil faltaram à prova, o que equivale a 11,24% dos 57.068 inscritos. No maior processo seletivo da história da instituição, 48.793 candidatos disputam as 4.830 vagas nos 117 cursos do vestibular geral, e há 8.275 inscritos para as 60 vagas para os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Os portões de acesso dos vestibulandos aos locais de prova deveriam ter se fechado às 13h30, mas por causa de um acidente de trânsito nas proximidades do campus Jardim Botânico, o Núcleo de Concursos da universidade decidiu adiar o fechamento para às 13h40. As provas começam a ser respondidas a partir das 14 horas, e os candidatos ficaram livre para deixar o local de prova a partir das 15h40

Em Curitiba, os inscritos foram distribuídos em 33 locais de prova. A maior concentração de candidatos da UFPR está na capital, nas instalações cedidas pela PUCPR, nas quais 11.675 inscritos vão prestar o exame.

Este ano, o vestibular também é aplicado nos campi de Matinhos, no Litoral, em Jandaia do Sul e em Palotina.

Cerca de três mil pessoas foram mobilizadas para trabalhar na aplicação das provas em todos os campi da UFPR e em outros locais especialmente preparados para o exame. Em Curitiba, a Urbs reforçou as linhas de ônibus que passam próximo aos locais de prova.

A prova

Nesta primeira fase, os candidatos têm cinco horas para responder 80 questões objetivas de conhecimentos gerais, no formato de múltipla escolha, e cada questão vale um ponto.

As próximas etapas, que contemplará apenas os aprovados na primeira fase, serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quando serão feitas as provas de compreensão e produção de textos e de assuntos específicos, respectivamente.

Este ano, os cursos mais concorridos são Medicina, com 59,08 candidatos por vaga, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos por vaga, e Psicologia, com 29,45 concorrentes por vaga.

Acompanhe Em parceria com o Curso Dom Bosco e o Colégio Marista Santa Maria, a Gazeta do Povo apresentará a resolução da prova, acompanhada de comentários em vídeo dos professores, logo após a divulgação do gabarito oficial, prevista para ocorrer até às 21.

Vestibular da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]