• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Fazer da própria cidade uma enorme sala de aula, despertando a cu­­riosidade e a vontade de aprender entre alunos e professores. Esses foram alguns dos objetivos do projeto "Trilhas de São José dos Pinhais", desenvolvido esse ano por uma escola do município, a Terra Mater, como parte da Mostra do Conhe­ci­­mento Científico.

Há mais de 10 anos, a escola desenvolve essa mostra – uma iniciativa envolvendo todas as disciplinas das séries da educação infantil e do ensino fundamental – com o intuito de estimular nos alunos a prática da leitura e da pesquisa científica a partir de temas amplos. "O objetivo é inserir os conteúdos dados em sala de aula no dia a dia, mo­­tivando o estudante a pesquisar e a construir seu conhecimento", explica Noeli Maran­goni Gilioli, pedagoga da escola.

Este ano, ao propor como tema a própria cidade de São José dos Pinhais, a equipe pedagógica decidiu despertar nas crianças e adolescentes curiosidade e interesse pela cidade, sua história, geografia e cultura e, a partir disso, incentivá-los a valorizar o lugar onde vivem.

Sucesso entre os alunos, o projeto é desenvolvido desde o começo do ano e termina com um dia de apresentações de todos os trabalhos abertas ao público. Esse ano, por exemplo, houve publicação de um livro de poemas, exposição de obras artísticas, jornal, apresentação de dança e até noite de autógrafos para apresentar as produções.

O resultado, segundo Noeli, é impressionante. "Essa é uma oportunidade para o aluno aprender o conteúdo de sala de aula com mais prazer. Em vez de ouvir falar sobre a cidade em uma aula expositiva, ele faz pesquisas, visita pontos turísticos, conversa com sua família e constrói seu conhecimento de maneira mais divertida e autônoma."

E se o projeto agrada aos alunos, é fácil notar que também rende ganhos para os professores, que precisam deixar o co­­modismo de lado e exercitar a curiosidade para ajudar nas pesquisas. "É positivo porque eles aprendem coisas novas e fogem da monotonia, garantindo aulas muito mais produtivas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]