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André Comte-Sponville e Luc Ferry | Fotos: Creative Commons; Divulgação/Salamundo
André Comte-Sponville e Luc Ferry| Foto: Fotos: Creative Commons; Divulgação/Salamundo

Serviço

Inscrições

É possível fazer a inscrição na hora do encontro. Profissionais pagam R$ 1.680 e funcionários de escolas conveniadas ao Positivo pagam R$ 588. Há meia-entrada para estudantes, professores, idosos e doadores de sangue. O Salamundo 2013 começa hoje, às 8 horas, no Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300).

"Na sala de aula, o poder não se conquista. É o mestre que o detém. É justamente porque sou estreitamente ligado à democracia que sei que nossas democracias precisam de famílias que não sejam democracias e de escolas que não sejam democracias."

André Comte-Sponville, filósofo francês e autor do best seller Pequeno Tratado das Grandes Virtudes.

"A escola da minha infância era um quartel. Eu abandonei essa escola, eu a odiava. Mas hoje a escola parece mais uma família, quando ela deveria, apesar de tudo, transmitir os saberes. Nos próximos anos, seremos obrigados a reinventar formas de autoridade, mas sem retroceder."

Luc Ferry, filósofo, ex-ministro da Educação da França e fundados do Collège de Philosophie.

A escola vista como um local de transmissão de conhecimentos, a autonomia das crianças e a autoridade dos professores estão entre os temas discutidos na 2.ª edição do Salamundo, encontro internacional de educação que começa hoje e segue até amanhã no Teatro Positivo, em Curitiba. Entre os palestrantes do encontro estão o ministro da Educação, Aloízio Mercadante; o jornalista do The New York Times Paul Tough; e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

Os temas autoridade e disciplina serão abordados por Luc Ferry e André Comte-Sponville, dois grandes nomes da Filosofa na França. Sem disponibilidade para vir ao Brasil, os especialistas franceses gravaram sua participação em vídeos que serão transmitidos amanhã. A conversa foi conduzida pelo pedagogo brasileiro e mestre em Educação pela Universidade Paris V Luca Rischbieter, que também é consultor do Grupo Positivo.

Rischbieter considera Ferry e Sponville dois representantes da academia francesa apaixonados pela Filosofia Clássica. "São dois filósofos civilizados que têm ideias e lampejos fascinantes. Nos vídeos, os dois têm lições de excepcional inteligência, cultura e relevância para passar para os gestores e educadores presentes no evento", diz. A Gazeta do Povo teve acesso às gravações e traz aqui alguns pontos defendidos pelos entrevistados.

Autoridade e disciplina

Com o best seller Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, André Comte-Sponville é considerado um dos grandes filósofos contemporâneos e defende a escola como um lugar de transmissão não só do saber, mas de valores e regras. Para ele, um professor não tem como atuar se não tiver autoridade. "Podemos sonhar que um educador tenha um tal carisma que os alunos vão obedecer porque estão fascinados por esse carisma, mas, na maioria dos casos, não é assim", afirma.

Sponville também defende o conceito de que crianças não são adultos em miniatura e, por isso, o ensino deve ser adaptado a elas. Ele ainda reforça que o objetivo do professor é educar e não ser um terapeuta, psicólogo ou animador de plateia.

Luc Ferry, ex-ministro da Educação da França, também comenta sobre o papel do professor. Ele afirma que as famílias estão cada vez mais afetuosas, mas não conseguem transmitir a lei e o saber. Se as famílias não dão conta, acaba sobrando para as escolas, o que extrapola a função dos professores. "Uma professora de Matemática, de Biologia, pelo menos na França, não gosta que lhe seja atribuído o papel de babá, de assistente social ou de educadora para substituir os pais", diz.

ProgramaçãoConfira alguns dos destaques da programação do Salamundo 2013, que segue até amanhã, em Curitiba:

Hoje (manhã e tarde)

• Mensagem de abertura, com a presença do governador Beto Richa; do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; e de Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo.

• "O cenário da educação brasileira: realidade e perspectivas", palestra de abertura do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

• "Valores, caráter e sucesso nas escolas", palestra do jornalista do The New York Times especializado em educação Paul Tough.

• "Os sentidos que punem e despertam – A visão enganosa: síndrome de Irlen", palestra dos médicos oftalmologistas Ricardo e Marcia Guimarães.

• "A inteligência das mãos", palestra do economista e pesquisador em educação Claudio de Moura Castro.

• "As humanidades na educação", entrevista exclusiva em vídeo com o escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mário Vargas Llosa.

• "A sala de aula na tela – o ensino pela televisão", palestra com o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

• "O segredo das escolas que dão certo", com Bernardo Toro.

• "O congestionamento curricular do ensino médio", palestra com os pesquisadores mineiros Tufi Machado Soares e Mariana Calife.

• "O bacharelado internacional", palestra com o diretor de Desenvolvimento Regional do International Baccalaureate Americas, Paul Campbell.

• "Experiências na gestão que mudaram a sala de aula", mesa-redonda com gestores municipais de várias regiões do país.

• "Apareceu a Margarida", monólogo interpretado por Marília Pêra.

Amanhã (manhã)

• "Autoridade e disciplina", transmissão dos vídeos gravados com André Comte-Sponville e Luc Ferry e comentados por Luca Rischbieter.

• "O peso e a importância dos fatores não cognitivos", palestra com a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

• "Como lidar com o bullying", palestra com a pesquisadora Luciene Tognetta.

• "O que faz uma boa escola?", os professores Francisco Soares e James Ito-Adler apresentarão pesquisa exclusiva feita para o evento.

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