• Carregando...
 |
| Foto:

Mesmo que Joaquim Osório Duque Estrada se revire no túmulo, o brado retumbante ouvido às margens plácidas do Rio Ipiranga será agora de um "povo heroico" – assim mesmo, sem acento. Mas essa será a única modificação que o Hino Nacional Brasileiro, escrito por Duque Estrada, vai sofrer com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009.

O professor de Língua Portuguesa das Escolas Positivo, Valter Zotto de Andrade, verificou a grafia dos principais hinos e concluiu que as letras serão pouco afetadas. "Embora se possa pensar, num primeiro momento, que haverá muitas modificações, na prática não é exatamente assim", disse Andrade. Segundo ele, a palavra "heróico" deixa de ser acentuada por se tratar de uma palavra paroxítona com ditongo aberto (ói). Já a palavra "heróis", presente no primeiro verso do Hino de Portugal ("Heróis do mar, nobre povo"), por exemplo, não segue a mesma regra por ser uma oxítona.

Os acentos diferenciais que deixam de existir vão separar apenas alguns grupos de palavras e seus respectivos plurais: pára de para, péla de pela, pêlo de pelo, pólo de polo e pêra de pera. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, intervir e outros). Assim, continuaremos escrevendo que, "teus risonhos, lindos campos têm mais flores" e que "nossos bosques têm mais vida". A mesma regra para o hino português, onde o verso "que nos guardam, nos sustêm" permanece inalterado. Andrade diz também que outras palavras marcantes do Hino Nacional devem ficar como estão por serem proparoxítonas: plácidas, fúlgidos, vívido, límpido, impávido, esplêndido, América, símbolo, lábaro e flâmula.

O Hino do Paraná e o Hino à Bandeira Nacional, de acordo com o professor Andrade, não serão modificados em nada, mas passaremos a chamar "Curitiba, linda joia", no Hino Municipal da capital paranaense. A atenção deve ficar por causa de outras formas que serão alteradas. Alguns hífens entram, outros saem. Teremos três novas letras agregadas ao alfabeto (k,y,w) e o trema será extinto. "Contudo, vale lembrar que um bom dicionário atualizado resolverá questões relacionadas a palavras que não utilizamos com tanta freqüência. E cuidado, nesse caso, mesmo que dê vontade, esqueça os dois pingos sobre o u", ressaltou Andrade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]