• Carregando...
Campus da USP
Estudante expulso da USP não poderá fazer matrícula por 5 anos na instituição| Foto: George Campos/USP

A Universidade de São Paulo (USP) decidiu expulsar, nesta segunda-feira (13), um estudante do curso de Relações Internacionais acusado de fraudar o sistema de cotas raciais e sociais da instituição. Ele ainda pode recorrer da decisão. O caso também pode parar na Justiça.

Para ingressar na USP por meio de cotas, ele autodeclarou como pertencente do grupo de Preto, Pardos e Indígenas (PPI) e também disse ter uma renda mensal que não conseguiu comprovar autenticidade.

Depois que recebeu a denúncia, a Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão da USP analisou o caso e apurou que não foi possível constatar a conformidade de suas características fenotípicas com a autodeclaração de PPI.

“Dessa forma, a invalidação da matrícula, aprovada pela Congregação do IRI, a quem cabe a decisão final sobre o tema, tomou como base o não atendimento do critério social e dos requisitos necessários para o preenchimento da vaga nessa modalidade”, diz a USP em nota enviada à reportagem.

Segundo a instituição, é papel da Comissão analisar a denúncia e determinar a instauração de sindicância ou processo administrativo para a apuração dos fatos.

A USP afirmou ainda que o acusado “teve direito ao contraditório e à ampla defesa no decorrer de todo o processo e ainda poderá entrar com recurso contra a decisão”. De acordo com o Regimento Geral da Universidade, o aluno não poderá fazer matrícula na instituição por cinco anos.

A reportagem não conseguiu localizar o estudante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]