• Carregando...
Foto tirada dos estudantes momentos antes da proibição da entrada dos servidores, nesta quarta-feira | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Foto tirada dos estudantes momentos antes da proibição da entrada dos servidores, nesta quarta-feira| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Estudantes da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) ocupam a reitoria da instituição desde a tarde de quarta-feira (8). Nenhum servidor pode acessar o gabinete do reitor, do diretor-geral do campus e outros escritórios do prédio.

LEIA TAMBÉM: Justiça manda UTFPR oferecer 40 vagas que foram cortadas

Os alunos têm três reivindicações principais: a anulação do ato que extingue os cursos técnicos de Eletrônica e Ensino Médio, a criação de um concurso para preencher 40 vagas já neste segundo semestre para os dois cursos e a participação efetiva do Grêmio Estudantil Cesar Lattes nas reuniões dos conselhos da instituição.

Movimentos antigreve tentam evitar piquetes na USP

Estudantes repudiam o que acreditam ser uma ‘ditadura da minoria’ e o ‘desperdício de dinheiro público’ com as greves

Leia a matéria completa

Dificilmente o primeiro pedido será atendido. A extinção dos cursos de Eletrônica e Mecânica foi decidida no ano passado, seguindo todas as regras do regimento. Já a abertura de mais 40 vagas ainda este ano conta com uma decisão favorável do Tribunal Regional Federal da última terça-feira, sendo que a universidade recebeu a intimação nesta quinta-feira. O diretor-geral dos campi em Curitiba Cezar Augusto Romano disse que “irá recorrer da decisão, que fere a autonomia da universidade”.

Sobre a participação de representantes do Grêmio Estudantil nas reuniões dos conselhos da UTFPR, decisão da 1ª Vara Federal de Curitiba do início de junho garantiu o direito dos alunos de comparecerem às sessões.

Histórico

A UTFPR anunciou no ano passado o fechamento dos cursos técnicos de Eletrônica e Mecânica no campus Curitiba. Na época, a instituição divulgou que faria os dois últimos concursos seletivos para o primeiro e segundo semestre de 2016. No fim, a instituição optou por manter 40 vagas para o primeiro semestre e finalizar assim a oferta de matrículas para os cursos.

Imagens dos estudantes na reitoriaFelipe Rosa

Os motivos para extinguir os cursos e diminuir as vagas são inúmeros. Desde que se transformou em universidade tecnológica, em 2005, a instituição passou a ser gerida para Secretaria de Educação Superior (Sesu), no Ministério da Educação, e não mais pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Com a identidade oficial de instituição de ensino superior, a UTFPR não tinha mais a autorização de contratar professores no regime de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

“Com essas mudanças, e a aposentadoria de vários professores, não temos mais condições de oferecer à sociedade esses cursos com a qualidade e estrutura que eles sempre tiveram”, explicou Cezar Augusto Romano.

Para o presidente do grêmio estudantil Guilherme Pavesi, que participou com outros estudantes de uma manifestação contra a extinção dos cursos de Eletrônica e Mecânica nesta quarta-feira (8), a decisão do TRF4 é importante. “Podemos conseguir outras vitórias se tivermos apoio da sociedade para isso”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]