• Carregando...
Apenas 1,5% dos cursos de faculdades particulares receberam nota máxima no Enade 2019
Dados do Enade 2019 foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Somente 95 cursos de faculdades particulares alcançaram nota máxima na edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um sistema de avaliação com notas entre 1 e 5, tendo por base 6,3 mil cursos de instituições privadas de ensino superior, apenas 1,5% obtiveram a nota 5, que é a avaliação máxima. Já entre as instituições públicas, 21% receberam nota 5 no exame – 417 de um total avaliado de 1.990 cursos de faculdades e universidades.

Quando comparados à edição anterior do Enade, realizada em 2018, os números mostram uma redução quanto à porcentagem de notas máximas nas faculdades privadas, já que naquele ano 3,3% dos cursos de faculdades privadas atingiram o conceito máximo. Já nas instituições públicas, houve aumento nos cursos avaliados com nota 5.

Na parte inferior da classificação, os cursos das faculdades particulares também apresentaram queda na avaliação: enquanto em 2018 3,6% dos cursos de instituições privadas receberam nota mínima no Enade, no ano seguinte essa taxa passou a 6%, com 381 cursos obtendo nota 1. Com relação às faculdades e universidades públicas, houve redução da porcentagem de notas mínimas: dois anos atrás, 4,1% dos cursos avaliados no exame obtiveram nota 1; na edição mais recente, esse número passou para 1,9%, com apenas 38 cursos figurando na parte mais baixa da classificação.

Os cálculos do Enade consideram cursos de bacharelado e tecnológicos de instituições particulares com ou sem fins lucrativos e instituições públicas federais, estaduais municipais e especiais. A avaliação é feita a partir do Ciclo Avaliativo Trienal em que a cada ano são avaliados um grupo específico de cursos. Nesta edição, participaram 23 cursos de bacharelado (nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins) e seis tecnológicos (áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Segurança).

Sobre o Enade 2019

  • O Enade mensura a qualidade dos cursos superiores no país por meio da avaliação do desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos;
  • A prova é aplicada em estudantes ingressantes e concluintes e trata-se de um componente curricular obrigatório, portanto indispensável para a obtenção do diploma universitário;
  • O exame é composto de 40 questões, divididas em formação geral (25% do peso) e conhecimentos específicos do curso em questão (75% do peso);
  • Na edição de 2019, quase 410 mil estudantes matriculados em 8.368 cursos de 1.225 instituições realizaram a prova;
  • No total, 22,5% dos cursos receberam nota 5, enquanto 7,9% foram avaliadas com nota 1. De acordo com o Inep, outros 179 cursos ficaram sem conceito no Enade 2019.
  • Na modalidade de ensino a distância (EaD), foram avaliados 165 cursos. Desses, oito tiveram nota máxima e nove, nota mínima – 15 cursos EaD ficaram sem conceito.

Maiores e menores médias

Entre os cursos de bacharelado, as maiores médias gerais (que somam a avaliação da formação geral + conhecimentos específicos) são dos cursos de Medicina (59,50 pontos) e de Arquitetura e Urbanismo (53,2) – já as menores pertencem a Engenharia Elétrica (32,6) e Engenharia Mecânica (35,8).

Entre os cursos tecnológicos, Tecnologia em Gestão Hospitalar obteve a melhor média geral, com 47,9 pontos; a menor ficou com o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]