• Carregando...

O acesso à internet pelo celular é unanimidade entre os universitários brasileiros. Ou quase: pesquisa feita pela SurveyMonkey, a pedido da rede social PasseiDireto, aponta que 94,5% dos estudantes de graduação utilizam algum dispositivo móvel para se conectar. Embora o aparelho seja usado principalmente para acessar redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, ele também pode ser um aliado na hora dos estudos. Para saber como aproveitá-lo melhor , a Gazeta do Povo ouviu professores universitários sobre seus aplicativos preferidos.

67%

Dos usuários brasileiros utilizam a internet para diversão, mas apenas 24% para estudar e aprender, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada pelo governo federal. Além disso, o celular já é utilizado por 76% dos usuários. Quase a mesma marca obtida pelo computador de mesa, acessado por 80% dos internautas, segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos ara o Desnvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), ligado à Unesco. Nas lojas da Apple e do Google (desenvolvedores mais populares de sistemas operacionais) o número de aplicativos passa de um milhão.

A dica é começar pelos apps mais populares, que muitas vezes já vêm instalados no aparelho. Uma opção é criar uma agenda para determinada disciplina, para cadastrar a ementa e datas de provas e entregas de trabalho. A agenda pode ser compartilhada entre professores e alunos, e todos têm acesso às mesmas informações.

Plataformas de compartilhamento de arquivos, como Google Drive e Dropbox, também facilitam a vida dos acadêmicos. Em vez de mandar o trabalho por e-mail, por exemplo, basta salvá-lo na “nuvem”, arrastando para o site, como se fosse um anexo. Vale para todo tipo de arquivo, como texto, tabela, imagens e apresentações. A partir do aplicativo, é possível criar e editar os arquivos direto pelo celular ou tablet.

Para os professores, há apps que ajudam a preparar a aula. É o caso do Socratise, que permite criar um “quiz” sobre os temas que vão ser trabalhados em sala. Ao longo da aula, a professora pede que os alunos votem, e o aplicativo gera uma estatística com os resultados mais populares.

Já uma dica para os alunos são aplicativos de gerenciamento de projetos, como o Trello. Ele permite dividir as tarefas em um trabalho em grupo, determinando quem fará o quê e qual o prazo de entrega.

Além disso, há aplicativos específicos para cada área profissional. Na área da saúde, os atlas do corpo humano são bem populares. No Direito, aplicativos de jurisprudência e códigos permitem acessar estes conteúdos mesmo quando o usuário está offline. Nas exatas e engenharias, há aplicativos gratuitos que realizam cálculos matemáticos antes restritos a equipamentos de ponta.

Criação de apps

Professor certificado pelo Google, Paulo Henrique Tomazinho, acredita que “a nova onda vai ser de aplicativos produzidos pelos próprios professores”. Ele mesmo já disponibilizou na loja Google Play nove apps diferentes, produzidos pelos professores de Odontologia da Universidade Positivo. O mais popular é o “GTO – guia terapêutico odontológico”, com quase 45 mil downloads. “Representa quase a totalidade dos estudantes de Odontologia que têm Android”, diz.

Tomazinho é mentor da plataforma EduApps, que ensina professores leigos em linguagem de programação a criarem seu próprio aplicativo de maneira gratuita. A inscrição pode ser feita pelo site www.eduapps.com.br.

Dicas

Conheça alguns dos apps recomendados pelos professores João Violin e Flavia Auler (PUCPR), Paulo Henrique Tomazinho (Universidade Positivo) e Lucina Viana (FAE)

Armazenamento em nuvem

São como pastas do computador, só que na web. Os arquivos que ficam lá podem ser abertos em qualquer celular, tablet ou computador com acesso à internet. Entre os mais populares, estão: Dropbox (Android, iOs, Windows Phone), Google Drive (Android, iOs, Windows Phone), OneDrive (Android, iOs, Windows Phone), Box (Android, iOs, Windows Phone), SugarSync (Android, iOs, Windows Phone).

Direito

Vários cursinhos de Direito têm aplicativos com informações sobre leis, jurisprudência e com quiz para estudantes da área. É o caso do Damásio (Android, iOs), AppProva Jurídico (Android, iOs) e Provas OAB (Android, iOs).

Idiomas

Ajudam com vocabulário e estrutura dos idiomas estrangeiros. São úteis para fazer a leitura de artigos em outra língua e estudar para um intercâmbio. Entre eles, estão: Memrise (Android, iOs, Windows Phone), Busuu (Android, iOs), Duolingo (Android, iOs, Windows Phone).

Anatomia

Vários aplicativos trazem atlas de anatomia. A dica é escolher aqueles com melhor avaliação dos usuários. Anatomy Learning (Android) e Visible Body 3D Human Anatomy Atlas (Android, iOs, Windows Phone).

Trello

Para fazer trabalhos em grupo. Faz gestão de projetos. Gerencia entregas e tarefas (Android, iOs).

Mechanical Engineering Toolbox

Calcula tudo. O usuário aplica as forças e o app dá resultados, como carregamento estático de cargas e tubulação hidráulica. Faz cálculos matemáticos como diferencial e integrada. (Android, iOs)

Nutricritical

Utilizado por alunos de Nutrição para montar dietas do tipo “enterais”, em que o paciente não pode se alimentar por via oral. (Android, iOs)

Guia terapêutico odontológico

App para estudantes de Odontologia, criado pelos professores da Universidade Positivo. (Android)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]