• Carregando...
Frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família alcançou 90%
| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família tiveram o melhor índice de frequência escolar neste ano. Em 2007, o índice era de 66,22%. Nos meses de fevereiro e março de 2019, foi registrada uma frequência escolar de 90,31%.

Leia também: 70% dos alunos das universidades federais são pobres? Especialista discute possível viés de seleção amostral

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Presença, que acompanha os índices de periodicidade escolar dos beneficiários do programa.

"O levantamento mostra que dos mais de 13,8 milhões de estudantes beneficiários que entraram para o acompanhamento neste primeiro período de coleta de 2019 – o registro é feito bimestralmente –, 12,4 milhões tiveram a frequência escolar informada e, dos beneficiários acompanhados, 95,16% cumpriram o percentual mínimo de presença exigida pelo programa", diz a pasta.

A pesquisa, de acordo com o MEC, tem o objetivo de combater o abandono e a evasão escolar. Alunos com idade entre seis e 17 anos, beneficiários do Bolsa Família, são monitorados pelo Sistema Presença.

Segundo Bernardo Goytacazes, secretário de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), "a maior e mais importante conquista na coleta foi que os 5.570 municípios, sem exceção, responderam, enviaram os dados, o que dá uma cobertura de 100% do território nacional. É a primeira vez na história que o MEC obtém essa abrangência e com esse resultado”.

O levantamento ainda "permite a construção de indicadores e a produção de diagnósticos socioeducacionais e territorializados de situações de acentuada vulnerabilidade social".

Cerca de 13,8 milhões de crianças e adolescentes foram acompanhados nos dois meses iniciais de 2019.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]