• Carregando...

No Ano Internacional da Física, o Brasil conquistou a medalha de prata na 18ª edição do Torneio Internacional de Jovens Físicos, realizado na Suíça entre 14 e 18 de julho. A equipe brasileira - composta por cinco jovens estudantes do ensino médio de São Paulo - ficou em sétimo lugar.

Pelos critérios da organização do torneio, é concedida a medalha de prata da quarta à oitava colocação. Da primeira à terceira colocação, os participantes recebem a medalha de ouro. E, da nona à 15ª, a de bronze.

Esta é a segunda participação do Brasil no torneio. Na primeira, em 2004, o país ficou em 15º lugar.

"Foi uma excelente colocação para quem ainda engatinha nesse tipo de competição científica. Ultrapassamos a Eslováquia e a Coréia, que já foram ouro em torneios anteriores. Ficamos praticamente empatados com a Bulgária e a Nova Zelândia, que participam há alguns anos" afirma o professor Ozimar Pereira, coordenador da equipe brasileira.

Segundo ele, boa parte do desempenho da equipe é resultado do "treinamento intensivo" pelo qual o time passou na Universidade de Campinas (Unicamp). As provas do torneio incluíram temas como mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e mecânica quântica.

O time brasileiro - composto pelos estudantes Diogo Rodrigues Bercito, Emanuelle Roberta da Silva, Daniel Nogueira Meirelles de Souza, Juliana Ogassavara e Marcelo Puppo Bigarella - foi escolhido entre 280 jovens que fizeram parte dos 56 times inscritos na fase inicial do Torneio Internacional de Jovens Físicos Brasil. A competição brasileira conta com o patrocínio da Universidade Paulista (Unip) e da Intel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]