• Carregando...

Os corretores das provas de Redação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) notaram melhoras no nível dos candidatos no concurso deste ano, realizado no último fim de semana. A prova pedia aos 12.542 candidatos textos curtos, de no máximo 13 linhas, sobre questões ambientais.

O primeiro era argumentativo, no qual o aluno devia responder se os países devem ou não aderir a um acordo para a redução de gases na atmosfera. No segundo, era preciso interpretar os dados de duas tabelas publicadas pela Gazeta do Povo em junho de 2004, sobre espécies animais ameaçadas de extinção e as principais ameaças, criando um texto interpretativo, como se fosse publicado em um jornal ou revista.

Segundo a professora Marcella Lopes Guimarães, que integra a Comissão de Vestibular, a proposta desse ano foi um incentivo à argumentação, dando margem a releituras dos temas apresentados. "Notamos uma evolução, de um modo geral os estudantes conseguiram fazer uma leitura competente e um registro bem satisfatório", disse. Até a manhã desta quarta-feira, dia em que as provas começaram a ser corrigidas, foram registrados duas notas 10 e nenhum zero. A média girava entre 5 e 7. Ainda não um balanço geral sobre a correção.

O coordenador da equipe, professor Jayme Bueno, afirmou que muitos demonstraram conhecimentos em áreas como Geografia, Química e Física. "Também pareciam inteirados do noticiário e de questões atuais, sabiam explicar o protocolo de Kyoto, manifestaram uma mentalidade preservacionista e uma preocupação com o meio ambiente", comentou.

Apesar da evolução, os corretores perceberam que entre as principais limitações está a repetição de informações do enunciado, em forma de paráfrase. Na primeira questão, segundo a professora Marcella, o que transpareceu foi uma certa fragilidade na argumentação. "Eles se posicionaram, transcenderam as informações da prova, mas apresentaram os argumentos de uma forma acanhada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]