• Carregando...
Foto: Reprodução | Unsplash
Foto: Reprodução | Unsplash| Foto:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou nesta terça-feira (4) o bloqueio de mais 2.724 bolsas de mestrado e doutorado. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), diz que o congelamento é necessário em função do contingenciamento da pasta.

As bolsas pertenciam a alunos que já defenderam seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento.

Leia também: Qualis “inflado”: manobra na Capes aumenta notas de programas de mestrado e doutorado

As bolsas afetadas são de cursos com nota 3 na avaliação da Capes ou que tiveram redução de nota de 4 para 3. O bloqueio não afetará nenhum bolsista que atualmente receba benefício da Capes.

Foram contingenciadas 335 bolsas de doutorado, 2.331 bolsas de mestrado e 58 de pós-doutorado.

Esta é a segunda vez que a Capes anuncia a suspensão de novas bolsas. Em maio, foram bloqueadas 3,5 mil bolsas.

"Meta para mestrado e doutorado já foi cumprida"

Em visita ao Senado, em 7 de maio, o ministro da Educação Abraham Weintraub defendeu o contingenciamento de verbas na pasta, principalmente no ensino superior.

Em relação aos cursos de mestrado e doutorado, ele lembrou que esse item era um dos poucos cuja meta proposta para o país, por meio do Plano Nacional de Educação, já havia sido atingida.

"A meta era que 75% tivesse mestrado, a gente está com 77,5%. Quando você atinge a meta e tem outras que estão aquém, você sossega nessa meta e corre atrás do que está aquém. A gente também superou a meta de percentual de docentes com doutorado em educação superior. Batemos a meta, parabéns! Vamos continuar colocando mais dinheiro aqui ou na educação básica? Os senhores vão decidir", disse Weintraub na ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]