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Desempenho dos estudantes nas capitais brasileiras |
Desempenho dos estudantes nas capitais brasileiras| Foto:

Das 26 capitais brasileiras, apenas cinco alcançaram, em 2007, as metas de aprendizagem em Língua Portuguesa para a 4ª série. Já na 8ª série, o desempenho dos alunos se inverte com relação à disciplina e o resultado é pior em matemática: 15 capitais não atingiram as metas, sendo que 11 delas tiveram redução no porcentual de aprendizagem registrado em 2005. O levantamento foi feito pelo movimento Todos pela Educação, organização não-governamental que reúne empresários, gestores e entidades educacionais.

O movimento defende que, até 2022, 70% ou mais dos alunos tenham conhecimento adequado às suas séries. Essa é apenas uma das cinco metas estabelecidas pelo Todos Pela Educação. Os dados foram calculados com base nos resultados da Prova Brasil 2007, avaliação feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais do Ministério da Educação (Inep), a cada dois anos em todas as escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) da zona urbana com mais de 20 alunos na série.

De acordo com o levantamento, no Brasil a cada 10 alunos da 4ª série do ensino fundamental, menos de três aprenderam o que é esperado para a sua série em Língua Portuguesa e em Matemática. Na 8ª série, a cada 10 estudantes, menos de três possuem os conhecimentos adequados em Língua Portuguesa e menos de dois em Matemática.

Campo Grande e Curitiba figuram entre as capitais que têm os melhores desempenhos. Na 4ª série do ensino fundamental, Curitiba teve o índice mais alto em matemática, mas não atingiu as metas de Língua Portuguesa, apesar de ter ficado bem próximo: 37,69% contra os 39,13% estipulados. Em Matemática, foi 35,26% para uma meta de 27,04%. Todas as capitais brasileiras atingiram as metas para Matemática na 4ª série. Já em Língua Portuguesa foram apenas cinco: Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, Boa Vista e Florianópolis.

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