• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (07), o projeto de credenciamento do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em universidade. Agora a instituição se transforma em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - a primeira do país a receber esse título. O projeto foi aprovado pelo Senado Federal há quase um mês. A Lei nº 11.184 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

O principal argumento apresentado para conquistar o credenciamento foi o perfil universitário alicerçado no ensino, na pesquisa e na extensão. A mudança traz para a instituição maior autonomia para abrir e extinguir cursos e programas de ensino superior, direito de emitir diplomas de cursos superiores (atualmente feito apenas por universidades) e ampliação do acesso a órgãos de pesquisa. A transformação em universidade altera apenas aspectos como designações de diretores e estatuto da instituição.

O Cefet-PR existe desde 1909 a atualmente oferece cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). São 13.500 alunos regulares, 1.330 professores e 580 técnicos-administrativos distribuídos em unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco/Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.

Nesta terça-feira, o diretor-geral da instituição, Eden Januário Netto, concede entrevista coletiva para falar sobre a transformação.

Um ano de expectativa

O processo de transformação do Cefet-PR na UTFPR começou em setembro de 2004, quando o projeto de lei chegou à Câmara dos Deputados.

17 de novembro de 2004aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara

15 de dezembro de 2004Aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara

9 de março de 2005Aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados

6 de abril de 2005Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados

3 de agosto de 2005Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) do Senado Federal

23 de agosto de 2005Aprovado pela Comissão de Educação do Senado Federal

14 de setembro de 2005Aprovado pelo Senado Federal

7 de outubro de 2005A lei é sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Leia tambémComissão aprova criação da Fundação Universidade Federal do Norte do Paraná, em Londrina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]