• Carregando...

O aumento de matrículas em todos os níveis e modalidades de ensino da rede pública e privada no Paraná foi de 2,42%, em 2008, segundo os dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (29), pelo Ministério da Educação. A comparação é relativa aos dados finais de 2007 e as matrículas realizadas até 21 de outubro de 2008. Em números reais, o crescimento no período foi de 66.393 alunos matriculados.

A Região Sul apresentou crescimento semelhante ao do Paraná – 2,74%. Em números reais foram matriculados 190.064 alunos em 2008, a mais que em 2007.

Os dados não seguem a tendência nacional, onde o número de matriculados apresentou retração em relação ao ano passado. O número de matrículas, segundo o levantamento preliminar, é 0,8% menor que em 2007, ou seja, uma diminuição de 423.870 alunos. Contudo, estados como São Paulo e Goiás ainda não enviaram informações de cerca de 700 mil alunos, dados que vão alterar o resultado final.

Com base apenas nos números publicados no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (29), a retração no número de matrículas no Brasil chega a 5%. Isso porque os dados se referem apenas ao ensino público das redes municipais e estaduais de ensino em todo o Brasil. A divulgação dessas informações é voltada para aplicação da distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e, portanto, não corresponde à totalidade das matrículas computadas pelo Censo Escolar.

No total, o DOU traz 43.904.913 matrículas em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular, na educação especial e na educação de jovens e adultos. Ficam excluídos desse número as matrículas na rede privada de ensino, rede federal, matrículas em Educação de Jovens e Adultos (Eja) semi-presencial e educação profissional, que somam ao total publicado cerca 10 milhões de matrículas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]