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Conteúdo do jornal é trabalhado em grupo pela professora Claudiovane de Aguiar | Divulgação
Conteúdo do jornal é trabalhado em grupo pela professora Claudiovane de Aguiar| Foto: Divulgação
  • Wanderlei Ferreira participa de atividade que relaciona o livro às notícias

Para ministrar o conteúdo curricular "O que é ser cidadão hoje" – abordado pela disciplina de História na 4.ª série, a professora Claudiovane de Aguiar, da Escola Municipal João Martins, em Piraquara, utilizou a Gazeta do Povo, a mobilização de pais e alunos e muita criatividade. Ensinando direitos humanos, direitos da criança e do adolescente e participação cidadã, a professora conseguiu despertar o interesse pelo exercício da cidadania entre os estudantes. "Utilizando o jornal, acredito que consegui despertar uma consciência social e indicar caminhos para a melhor participação dos alunos e seus pais em sociedade, e esta é uma conquista grande, que vai ficar com eles por toda a vida", analisa a professora.

O real e o imaginário na mesma sala de aula

Com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam, atuem e modifiquem a própria realidade, a professora Suely Goretti Rubbo Coeli, da Escola Muni­cipal Frei Tiago Luchese, em Bituruna, relaciona clássicos da literatura à Gazeta do Povo. A professora co­­meça lendo, em capítulos, histórias clássicas, criando suspense sobre o que vem a seguir. A relação com o jornal vem ao final da leitura, quando ela pede para que os alunos busquem na Gazeta do Povo impressa semelhanças com as histórias. Após, os alunos procuram na Gazeta do Povo online as repercussões para o fato e apresentam aos colegas. Como resultado, além de leitores apaixonados, a professora conquistou alunos cujos avanços escolares são sensíveis, principalmente na participação, motivação, responsabilidade e interação com os colegas.

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