• Carregando...
Cartazes afixados na cidade Lucas do Rio Verde (MT). Iniciativa popular no município tenta mudar nome da escola municipal “Paulo Freire”.
Cartazes afixados na cidade Lucas do Rio Verde (MT). Iniciativa popular no município tenta mudar nome da escola municipal “Paulo Freire”.| Foto: Arquivo Pessoal

Moradores da cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, iniciaram uma campanha para renomear uma escola municipal batizada como o nome do pedagogo Paulo Freire. A campanha questiona as preferências políticas de Freire, um simpatizante de regimes comunistas como o de Cuba, e o fato de o autor defender, entre outras coisas, a tese de que a família é um ambiente opressor. A posição da Prefeitura, por outro lado, é o de que o nome não deve mudar, por respeito às decisões de gestões anteriores e também por considerar Paulo Freire “um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial”.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A ideia dos organizadores do abaixo-assinado contra o nome “Paulo Freire” é recolher 2.500 assinaturas para apresentar a proposta como um projeto de iniciativa popular. Até agora, cerca de 2.000 pessoas assinaram a petição. A campanha teve início em 29 de junho e partiu do microempresário Gláuber Olive.

Segundo Gláuber, a iniciativa se baseia, em parte, em uma reportagem da Gazeta do Povo que mostra cinco trechos questionáveis da obra de Paulo Freire — entre eles, a passagem em que o autor elogia o líder comunista Che Guevara, responsável pela execução de adversários políticos em Cuba. Depois de ler a reportagem, Gláuber adquiriu o livro Pedagogia do Oprimido, obra mais conhecida de Freire, e resolveu fazer sua pesquisa por conta própria — o que só reforçou sua posição contrária às ideias do autor.

O criador da campanha afirma que a petição tem obtido forte apoio na cidade de aproximadamente 100 mil habitantes. “A receptividade tem sido tremenda. Temos 22 pontos de comércio que abriram as portas para nós e estão com banners da campanha e fichas de assinatura”, diz ele. De acordo com Gláuber, alguns vereadores também já declararam apoio à proposta. Ele explica que, caso a campanha obtenha sucesso, a ideia é fazer uma votação para escolher o novo nome da escola. “Nós temos alguns critérios: tem que ser uma pessoa falecida, ligada à educação e que tenha serviços prestados à cidade”, afirma.

Um dos estabelecimentos comerciais  que aderiu à petição é o escritório de contabilidade de Tiago de Souza Dutra. Quem chega ao local logo se depara com um banner da campanha. Tiago estima que 50 pessoas já assinaram a lista de apoio no local. Em muitos casos, diz ele, a campanha também tem servido para explicar aos moradores da cidade quem foi Freire. “Algumas pessoas não sabem o que Paulo Freire fez para o Brasil, que não foi nada bom. E nós explicamos para elas”, diz.

A campanha pela mudança no nome da escola também inclui um material em vídeo, no qual moradores da cidade repetem o lema “Paulo Freire não”.

O Centro de Educação Infantil Paulo Freire foi criado em 2019, e atende alunos de pré-escola. A unidade tem capacidade para atender 900 estudantes.

Segundo a base de dados do INEP (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um órgão do Ministério da Educação, há 410 escolas com o nome de Paulo Freire no país. Destas, 338 são públicas.

A Gazeta do Povo procurou o presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, Daltro Figur, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Lucas do Rio Verde é uma das cidades que mais crescem no país. Impulsionado pela expansão do agronegócio na região, o município é hoje o oitavo maior do Mato Grosso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]