• Carregando...
 |
| Foto:

A tecnologia e o acesso crescente à informação têm permitido uma variedade cada vez maior nas formas de aprender. Embora a escola tradicional não dê sinais de que vá ser substituída tão cedo, método alternativos ou complementares nunca foram tão acessíveis.

Aplicativos e até games vêm sendo utilizados como alternativas para estimular a vontade de aprender.  A reportagem da Gazeta do Povo pesquisou métodos não tradicionais e iniciativas de aprendizagem criativa e soluções tecnológicas de ensino que estão ganhando a atenção no universo da educação. Conheça algumas delas.

1) YouTube EDU

O YouTube Edu é uma parceria da Fundação Lemann com o Google. A plataforma reúne conteúdos educacionais voltados a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa. 

Mais de 200 professores já ensinam alunos e inspiram outros educadores pelo YouTube Edu. Educadores utilizam uma linguagem divertida para estabelecer comunicação com os jovens e trazem exemplos que fazem parte do cotidiano dos alunos, como textos publicados nas redes sociais. 

2)Método de Estudo das Quatro Etapas

Formando em Filosofia e Direito, e especialista em desenvolvimento da autonomia no aprendizado, o professor Fábio Ribeiro Mendes desenvolveu o Método de Estudo das Quatro Etapas. As quatro etapas de estudo são a leitura panorâmica, a seleção e marcação de trechos relevantes, as anotações e a prática exercícios. 

O método foge das tradicionais aulas e conteúdos combinados com exercícios, provas e recuperação. Os estudantes precisam ser os protagonistas na aprendizagem, explica o educador. Segundo ele, o método é simples, intuitivo e pode ser aplicado em qualquer disciplina. Não há custos e o método pode ser facilmente aplicado nas escolas. 

3) Unschooling

Uma espécie mais radical de homeschooling. O unschooling é um método em substitução à escola, em que as crianças aprendem de acordo com suas aptidões. Uma das prioridades é valorizar os assuntos e as áreas de interesses das crianças. Ele é diferente do homeschooling porque, em vez de emular em casa o método de enisno escolar, permite que as crianças aprendam mais livremente, com base na experiência cotidiana e sem um currículo a ser seguido.

4) Hyper Island

Destoando do modelo tradicional acadêmico, sem aulas e provas, a filosofia desta escola é a de que o aluno deve “aprender fazendo”. Nos programas e cursos disponibilizados de mestrado e de extensão, que duram de um a dois anos, e cursos executivos, de apenas três dias, todos os projetos são realizados em grupos para valorizar a liderança e a capacidade de trabalhar em equipe. Os cursos estão disponíveis em vários lugares do mundo e, no Brasil, as opções estão em São Paulo

5) Programaê!

Esta plataforma oferece planos de ensino aos professores interessados em incluir a programação no currículo dos alunos. De forma descomplicada, a proposta é mostrar aos jovens que qualquer um pode aprender a língua dos computadores para que possam criar um software ou aplicativo sem estudo formal em uma faculdade especializada. Todas as aulas são gratuitas, em português e não exigem nenhum conhecimento prévio em programação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]