• Carregando...
As provas do “Enem chinês” começaram nesta terça-feira | Divulgação/Xinhua
As provas do “Enem chinês” começaram nesta terça-feira| Foto: Divulgação/Xinhua

Mais de 9 milhões de jovens chineses começaram, nesta terça-feira (7), as provas de admissão a universidades do país -o “gaokao”-, momento de extrema tensão para pais e estudantes devido à acirrada disputa pelas vagas.

A novidade, este ano, é que fraudar o “Enem chinês” passará a ser considerado uma ofensa criminal, punida com até sete anos de prisão.

A lei criminal do país foi alterada no ano passado e, desde 1º de novembro, passou a abarcar a cola nos exames, incluindo organização e facilitação de fraude e contratação de outra pessoa para fazer a prova em seu lugar, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

O aperto às fraudes no vestibular chinês veio após um jornal do sul do país publicar uma reportagem, em 2015, sobre uma rede que pagava a estudantes universitários para realizar as provas no lugar dos vestibulandos, de acordo com o jornal “China Daily”.

Caso o aluno fosse admitido nas melhores universidades do país, diz o jornal, o universitário poderia ganhar mais de R$ 530 mil.

A Xinhua informou que cerca de 9,4 milhões de estudantes estão matriculados para os dois ou três dias de prova, a depender do local, a partir desta terça, 20 mil pessoas a menos que em 2015.

Boas notas no “gaokao” podem garantir ao aluno uma vaga nas universidades mais prestigiadas do país, como a Tsinghua e a Universidade de Pequim.

Vídeo: crianças chinesas passam por precipício para ir à escola

Uma escada de bambu, por um penhasco de 800 metros, é o único caminho para que cerca de 20 crianças chinesas, de 6 a 15 anos, cheguem à escola

Leia a matéria completa

Além do aperto na legislação na esfera nacional, autoridades locais se armaram para evitar fraudes.

A Xinhua listou algumas das medidas adotadas no país, como varredura de sapatos, bloqueio de wifi nos locais da prova e grupos de policiais procurando atitudes suspeitas.

Migrantes

Neste ano, um projeto piloto na província de Guangdong vai facilitar a vida dos estudantes que têm residência fixa em outros locais na China, mas migraram para Guangdong e estudam na província.

Esses alunos, cerca de 9.500, poderão fazer as provas onde moram e não precisarão voltar para sua cidade de origem para prestar o vestibular, segundo a Xinhua.

A China tem um rígido sistema que fixa a pessoa no local de origem da família, e dificulta o acesso a serviços como saúde e educação em outros locais do país. Cada pessoa tem um “hukou”, espécie de passaporte, que a vincula a sua cidade de origem.

Essa falta de mobilidade é particularmente cruel para filhos de trabalhadores que mudam para as grandes cidades.

Milhares de crianças e jovens ficam para trás com parentes; quem vai para as cidades enfrenta problemas como a impossibilidade de prestar o vestibular na nova cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]