• Carregando...
Maria Inês Fini, presidente do INEP: Enem menor em 2017 | Hugo HaradaGazeta do Povo
Maria Inês Fini, presidente do INEP: Enem menor em 2017| Foto: Hugo HaradaGazeta do Povo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 teve quase 30% menos inscritos do que a edição do ano passado. O Ministério da Educação, que divulgou os números nesta terça-feira, tem duas explicações para a mudança: o maior rigor na concessão de inscrições gratuitas e a mudança que retirou do Enem o efeito de conceder o certificado de Ensino Médio.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recebeu 6,1 milhões de inscrições para o exame em 2017. Em 2016, o número havia sido de 8,6 milhões. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada em Brasília com o ministro Mendonça Filho e a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Os números, porém, ainda podem aumentar, já que 1,4 milhões de inscrições, o equivalente a 19,2% do total, não foram confirmadas até o último dia 24 de maio, quando o prazo para o pagamento chegou ao fim.  

Neste ano, o Inep cruzou com o Ministério do Desenvolvimento Social as informações fornecidas pelos inscritos que solicitaram isenção na taxa de R$ 82. Pedidos inconsistentes foram indeferidos.

Têm assegurada a gratuidade pessoas cuja família possui renda inferior a um salário mínimo e meio e que tenham estudado em escola pública ou com bolsa integral em instituições privadas, além de alunos atualmente matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública. .Beneficiados por programas do MDS também têm direito à inscrição gratuita.

“Nós tivemos uma inscrição bastante esclarecedora para todos os participantes que quiseram solicitar a isenção de taxa e alguns deles não conseguiram fazê-lo. Por um acordo com o Ministério Público Federal, estabelecemos um prazo de 30 dias para que essas pessoas consigam comprovar”, afirmou Maria Inês. Esse prazo vai até 25 de junho. O MEC ainda não tem os números de recursos já apresentados.

Outra explicação para o esvaziamento do exame é a mudança no sistema de obtenção do diploma do ensino médio. Antes, quem não havia concluído esta etapa poderia receber o certificado de conclusão pelo Enem. Agora, isso ficará concentrado apenas no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]