• Carregando...
 | Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas
| Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai votar nesta terça-feira (15) o projeto de lei 294/2014, que prevê o pagamento de um bônus salarial aos professores de escolas públicas com desempenho acima da média nacional nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Leia também: Crítica à meritocracia na educação: vitimismo e comodismo

O projeto é de autoria do ex-senador Wilson Matos (PSDB-PR), mas recebeu um texto alternativo do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), relator do PL. Entre as mudanças que ele estabelece estão a de garantir “prioridade no acesso ao aperfeiçoamento profissional continuado aos docentes de escolas com baixo desempenho no Inep”.

Ele justifica a mudança: “Adota-se, assim, um critério pedagógico na ordem da oferta de oportunidades de requalificação profissional. Por outro lado, acreditamos que o pagamento de bonificação salarial aos docentes cujas escolas obtiverem resultados acima da média nacional nas mesmas avaliações é elemento indispensável para promoção da valorização dos profissionais da educação”.

Caso aprovado, o impacto orçamentário do projeto será de R$ 1 bilhão por ano, aponta estudo da Consultoria Legislativa do Senado – considerando um bônus de R$ 1 mil a cada professor que atenda aos critérios do benefício.

Nos dois primeiros anos do projeto, entretanto, não haverá impacto financeiro: o texto prevê que os efeitos financeiros só se darão no segundo ano subsequente à publicação.

Caso aprovado pela CAE, o projeto seguirá para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Leia também: Maior salário de professores no Brasil é fruto de aumento de impostos e menos verba para saúde

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]