• Carregando...

Em duas reuniões ocorridas nesta segunda-feira (27) foi apresentado um projeto de federalização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Participaram da discussão estudantes, professores, o diretor do câmpus da Unioeste em Foz, o professor Leônidas Lopes de Camargo, e o reitor da instituição, Alcebíades Luiz Orlando.

Segundo o vereador Carlos Budel (PTB), presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, é quase um consenso entre a comunidade que a transformação da Unioeste em uma instituição federal resolveria os problemas resultantes da falta de verba. "Os recursos das federais são definidos por lei e a grande massa de verba está concentrada no governo federal. Além disso, não há muita vontade política do governo estadual em manter a Unioeste. Com a federalização, nós tiraríamos o ônus do estado em investir na instituição", diz.

O reitor também acredita que o estado não consegue gerenciar a Unioeste. "Recursos existem, mas o problema é de gestão", afirma. Os deputados estaduais não estariam também reivindicando orçamento para a instituição.

Por outro lado, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi, disse que o governo estadual tem dificuldades orçamentária financeira, mas a federalização da Unioeste está descartada. "Temos sim vontade política. Vontade de consolidar, racionalizar e melhorar nossas instituições de ensino. No momento, a federalização não está em discussão", explicou.

A Unioeste surgiu como uma faculdade e foi transformada depois em universidade. Já nesta mudança havia a intenção de se fazer uma instituição federal, mas não havia condições políticas para tal. "Agora, o momento político está extremamente favorável para essa discussão", conta o vereador.

Na semana passada, as cinco universidades estaduais fizeram uma mobilização contra o que chamam de abandono do ensino superior público no Paraná. Os manifestantes reclamam da falta de um plano de carreira e de concursos públicos para os professores. Além disso, não haveria verba para manter o tripé de toda universidade: ensino, pesquisa e extensão.

O vereador Budel, através da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), enviou a deputados federais a idéia de se federalizar a Unioeste. Segundo ele, alguns parlamentares já se mostraram favoráveis à proposta e devem criar projetos de lei para pôr a idéia em prática. Budel pretende ainda continuar os debates no início de agosto nos cinco câmpus da Unioeste, em Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]