• Carregando...

A Língua Portuguesa está recheada de palavras curiosas. Algumas delas despertam estranhamento. Outras, muita gente nem sabe que existe e, há ainda aquelas que "doem" no ouvido. Sem falar nas expressões que "matam" as pessoas na escrita ou na fala, como, por exemplo, "tirar a pressão". Se alguma enfermeira literalmente tirar a pressão de alguém, é morte na certa. Por isso, o correto é medir ou aferir a pressão. Fique por dentro de outras excentricidades da nossa língua

Tempo

Para quem está acostumado a usar a expressão "antes de anteontem" para se referir a algo que aconteceu há três dias, pode acrescentar a palavra trasanteontem ou trasantontem em seu dicionário, por mais estranho que isso possa parecer.

Homicídios

Assassinatos em família: é sinistro, mas cada tipo tem seu próprio nome. Por exemplo, filho que mata o pai comete um parricídio. Se a vítima foi a mãe, é um matricídio. Se os pais mataram o filho, é um filicídio. Quando o marido mata a esposa acontece um uxoricídio e, se for o inverso, é um mariticídio.

Atenção passageiros!

Quando um avião pousa, ele aterrissa ou aterriza (as duas grafias estão corretas). Se for um hidroavião pousando no mar, ele amerissa. Agora, quando uma nave chega à lua, ela vai alunar, alunissar ou alunizar. Utilizar essas é mais adequado, mas é possível usar aterrissar ou aterrizar para todos os casos.

Diplomacia

Embaixadora é diferente de embaixatriz. Ambas são o feminino de embaixador, porém, embaixadora é a mulher que ocupa o cargo mais alto em uma embaixada e embaixatriz é a esposa do embaixador.

Penalizando...

O sentido literal da palavra penalizar é sentir ou fazer alguém sentir pena, tristeza. Porém, é comum ser utilizada como sinônimo de punição ou castigo, como no futebol: "o jogador foi penalizado". O uso correto da palavra seria "o treinador ficou penalizado com a expulsão do jogador".

Três em um

"O melhor, se for melhor, melhor viverá". Nesta frase, a palavra melhor assume três categorias diferentes, substantivo, adjetivo e advérbio, respectivamente.

Se for no plural, a última forma não muda. Ficaria assim: "os melhores, se forem melhores, melhor viverão".

Dói no ouvido, mas é o correto

Palavras como rubrica, ruim e pudico têm a letra "i" tônica e não são acentuadas. Fala-se rubrica, ruim e pudico, imaginando que a letra "i" leva acento agudo.

Singular x plural

Ouro no singular é um metal precioso, no plural – ouros – é um naipe das cartas de baralho. Bem é o contrário de mal, bens são as propriedades de alguém. Letra é um caractere do alfabeto e letras é um curso superior.

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, da Editora Objetiva; Programa de Apoio Didático às Ciências Básicas, da Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]