• Carregando...
 | Reprodução / Pixabay
| Foto: Reprodução / Pixabay

A Pomona College, na Califórnia, Estados Unidos, está ofertando um curso de interpretação da Bíblia a partir de “teoria queer”. O objetivo do curso Queer Theory and the Bible é analisar trechos do livro judaico-cristão que contenham “discursos de heteronormatividade” que dão origem a “leituras homofóbicas da Bíblia”. 

Leia também: As manobras da ideologia de gênero para ensinar mentiras a seu filho

O processo de análise proposto, que é classificado como de “Estudo Religioso”, é descrito como “queerizar” a Bíblia: ou seja, aplicar nos textos bíblicos a teoria “queer”, que sustenta que todas as expressões de gênero e sexualidade são socialmente construídas e não têm determinação biológica. 

“Esse processo de queerização nos permitirá abordar o texto bíblico de novas maneiras”, diz a descrição do curso. “Veremos as maneiras pelas quais esses discursos e as identidades que eles apoiam podem ser ‘esquecidos’, assim como textos bíblicos que podem ser lidos como amigáveis ao queer.” 

A instituição também oferta o curso Queering Chilhood, que visa “queerizar” a infância a partir de estudos de gênero, estudos da infância, estudos de deficiência e teoria queer. Neste caso, o foco do curso são crianças homossexuais e com deficiência. 

Leia também: Ideologia de Gênero: estudo do American College of Pediatricians

curso consiste na análise da “figura da criança e como essa figuração é usada pela política, lei e medicina para justificar o investimento cultural contínuo em heteronormatividade reprodutiva e capacidade produtiva”.  

Ambos os cursos valem créditos para a formação básica de graduação na Pomona College. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]