• Carregando...

Ranking

Os cursos de Curitiba com as melhores e piores notas no Enade 2008:

Conceito 2

- Tecnologia em Redes de Computadores (2 cursos: Santa Cruz e Faculdade de Tecnologia de Curitiba)

- Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (Faculdade de Tecnologia Internacional)

- Tecnologia em Automação Industrial (CETP)

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3 cursos: Spei, Eseei e Opet

- Pedagogia (4 cursos: Espírita, Anchieta, Unibrasil e Faculdade de Administração, Ciências e Letras)

- Letras (3 cursos: Santa Cruz, Tuiuti e Faculdade de Administração, Ciências,

- Educação e Letras)

- Engenharia/Grupo 8 (Espírita)

- Engenharia/Grupo 7 (2 cursos: Tuiuti e Radial)

- Computação e Informática (2 cursos: Instituto de Ciências Sociais do Paraná e Santa Cruz)

- Biologia (Tuiuti)

Conceito 5

- Ciências Sociais (UFPR)

Foi o considerado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, além do desempenho dos universitários no Enade, leva em conta outras variáveis como infraestrutura e formação do corpo docente.

Sair do ranking dos piores para figurar como o único curso universitário que atingiu a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2008 em Curitiba: a graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conseguiu essa façanha, comparado-se os conceitos obtidos no ano passado com os da penúltima avaliação, feita em 2005. As notas da Federal e de cursos de 30 áreas do ensino superior foram divulgadas ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

O disparate no resultado entre as duas edições do exame ocorreu por causa do boicote à prova feito por alguns estudantes, na opinião do coordenador do curso de Ciências Sociais da UFPR, Ale­xandro Dantas Trindade. "Houve um esforço para cadastrar os alunos. A falta de participação dos estudantes é um item a ser considerado. O resultado mostra que no primeiro exame não houve incompetência nem dos alunos, nem da instituição", diz. O curso de Ciências Sociais da UFPR é um dos mais antigos do Paraná, criado em 1938, antes da federalização da universidade, ocorrida em 1950.

Em todo o país, 382.313 alunos de 7.329 cursos fizeram a prova no ano passado. A divulgação leva em conta três conceitos e os coloca numa escala que vai de 1 a 5, do pior para o melhor. Para analisar o desempenho dos cursos, a Gazeta do Povo considerou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em conta não só o desempenho dos estudantes, mas itens como infraestrutura e formação do corpo docente.

O Enade foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 2005 e a avaliação ocorre em três partes. A cada ano, os alunos de um grupo de diferentes áreas fazem a prova. Após três anos, os resultados são compilados no Índice Geral de Cursos (IGC). Nesta semana, o MEC divulgou o IGC 2008, referente aos exames aplicados entre os anos de 2005 e 2007.

Sem nota

A grande diferença do desempenho do curso de Ciências Sociais da UFPR entre as duas edições do Enade chama a atenção para uma fragilidade do exame. Como a frequência à prova não é obrigatória, grande parte dos cursos fica sem conceito, devido à baixa participação dos estudantes. Em todo o país, 2.510 cursos avaliados não tiveram conceito pontuado, o que representa 34,25% do total. No Paraná, 145 cursos ou 27,1% dos 535 avaliados ficaram nessa situação (veja quadro). "É uma avaliação questionável. Gera um índice que pode ser usado por várias organizações com diferentes interpretações", diz Trindade.

* * *

Serviço

O resultado completo do Enade 2008 está disponível no site www.inep.gov.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]