• Carregando...
Jean Foucambert durante lançamento de seu livro pela Editora UFPR | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Jean Foucambert durante lançamento de seu livro pela Editora UFPR| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e o Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, durante esta segunda-feira (22)com seguimento até quarta (24), o curso de extensão universitária "Ação Integrada pelo Letramento". Na ocasião serão ministradas palestras por professores franceses e brasileiros. O curso tem como objetivo discutir a leitura como prática social desvinculada da oralidade, explica a professora da UFPR e coordenadora de evento Lúcia Cherem.

"O ensino deve começar diretamente pelos textos. Não precisa passar pela oralização para aprender a ler. Soletrar apenas atrapalha a leitura", diz a professora Lúcia. Para isso é preciso ainda formar pessoas que possam aplicar a metodologia em sala de aula. A Secretaria do Estado da Educação participa das discussões para encontrar formas de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da leitura em língua estrangeira e em língua materna no sistema público estadual.

"A chamada intercompreensão é uma tendência muito forte no mundo", afirma a professora. Nesse sistema as pessoas usam sempre sua própria língua, mas compreendem a do vizinho. Com base nesse conceito foi desenvolvido o Galanet, software que reúne textos escritos em quatro línguas românicas – francês, espanhol, italiano e português - e permite que elas sejam compreendidas facilmente. Os textos vão para uma biblioteca e cada pessoa interpreta o texto a partir de seu próprio idioma. "Mais ou menos como acontece com o nosso portunhol", compara Lúcia. "Com isso não se perde anos da vida aprendendo uma língua só", completa.

Lançamento

Um dos palestrantes presente no curso é o professor francês Jean Foucambert, um dos criadores da Associação Francesa pela Leitura, e que participa do projeto de cooperação desenvolvido já há dois anos entre a Federal, a Unicamp e Universidade de Lyon 2. Nesta terça-feira (23) ele lança o livro "Modos de ser leitor", escrito na década de 60 e agora traduzido para o português.

O evento acontece na Reitoria da UFPR, Rua General Carneiro, 460, Edifício Dom Pedro I, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]