• Carregando...
Vestibulares têm alteração com a pandemia
Prédio de Eletrônica e Computação do ITA| Foto: Divulgação/Jorge Gripp/ITA

A pandemia do novo coronavírus afetou o calendário do processo seletivo de várias universidades do Brasil. Nas últimas semanas, algumas das instituições mais concorridas do país anunciaram que os vestibulares foram adiados e diversas provas ocorrerão apenas em 2021.

Outras decidiram selecionar os estudantes com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como é o caso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outras definiram que não irão considerar a nota do exame para o ingresso no próximo ano.

Confira como ficou o calendário dos vestibulares em 11 universidades

  • Universidades federais

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – As provas do vestibular 2020 foram suspensas, mas o processo seletivo vai ocorrer e será por meio das notas do Enem 2017, 2018 e 2019. As inscrições deverão ser realizadas no site da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve). No momento, ainda não há previsão de datas para publicação de abertura do edital.

Universidade Federal de Brasília (UnB) – Não há previsão para o vestibular 2020. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UnB havia aprovado em 23 de março, a suspensão do calendário acadêmico da instituição pelo tempo que durar a pandemia, mas as atividades não presenciais serão retomadas em 17 de agosto. Mas essa decisão não inclui o lançamento do edital do vestibular tradicional. Acompanhe aqui mais informações sobre o processo seletivo da UnB.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE) aprovou o adiamento do Processo Seletivo 2020/2021 devido às condições decorrentes da pandemia de Covid-19. A nova data da prova objetiva do vestibular está agendada para o dia 10 de janeiro de 2021. O conselho decidiu ainda, seguindo a proposta do Núcleo de Concursos, estabelecer o dia 10 de agosto como o limite máximo para confirmar ou postergar a data, de acordo com a evolução da pandemia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Assim como as aulas presenciais, a previsão de abertura do processo seletivo por meio do Enem é para o começo de 2021. A UFRJ informou que só utiliza o Enem como forma de acesso à graduação.

Universidade Federal Fluminense (UFF) - A pandemia fez com que a UFF optasse pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como alternativa de ingresso à instituição em 2021. A universidade já assinou a adesão ao SiSU 2020.2 e está elaborando o edital interno que envolvem as etapas de pré-matrícula e matrícula. O edital ainda aguarda parecer jurídico da Procuradoria Federal junto à UFF e deverá ser publicado neste mês.

  • Universidades estaduais

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Diferentemente de algumas instituições, a Unicamp anunciou que não aceitará a nota do Enem para o ingresso. É que haverá incompatibilidade com os calendários, porque o Enem será realizado em janeiro também. A previsão é que a primeira fase do vestibular seja realizada entre 6 e 7 de janeiro. Já a segunda fase será nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Universidade Estadual Paulista (Unesp) – O vestibular da Unesp ocorrerá em duas fases. A primeira será nos dias 30 e 31 de janeiro. Essa etapa do processo seletivo será feita em dois dias para dividir os candidatos e evitar aglomerações nos locais de prova. Já a segunda fase será em 28 de fevereiro. As novas datas não coincidem com as do Enem presencial nem da USP nem da Unicamp. O resultado final do Vestibular Unesp 2021 agora está previsto para ser divulgado em 19 de março do ano que vem.

Universidade de São Paulo (USP) - A USP divulgou as novas datas para o vestibular 2021 e ampliou as datas para pedido de isenção por causa da pandemia. As inscrições para o exame estarão abertas entre os dias 31 de agosto e 23 de outubro de 2020. Já a primeira fase será realizada no dia 10 de janeiro e, as provas da segunda fase, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) - A Uerj informou que o Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2021 está suspenso, como as demais atividades acadêmicas e administrativas, em razão da pandemia. Um novo calendário será divulgado quando os decretos governamentais sustarem o isolamento social.

  • Militares

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - O ITA não adiou as provas do vestibular 2020. A primeira fase das provas ocorrerá em 20 de novembro. Já a segunda etapa acontecerá entre 8 e 9 de dezembro. As inscrições serão abertas em 01 de agosto.

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) - O processo seletivo, que ocorre anualmente, foi mantido pela AMAN. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que é responsável pelo exame, marcou as datas da primeira etapa (exame intelectual) para os dias 26 e 27 de setembro, mas as demais etapas (provas de aptidão física, comprovação de requisitos, inspeção de saúde e avaliação psicológica) irão acontecer apenas em 21 de janeiro. As inscrições estão encerradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]