i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Acima da média

De “lanterninha” em educação a índices que superam os da Finlândia: qual o segredo de Portugal?

  • Isabelle BaronePor Isabelle Barone
  • Brasília
  • 12/06/2020 21:32
Portugal avança nos índices de educação
Portugal avança nos índices de educação| Foto: Pixabay

Não foi investindo mais dinheiro nem com metas mais brandas que Portugal conseguiu superar o patamar de "lanterninha" em rankings internacionais de educação e atingir índices que superam os da Finlândia.

A solução encontrada pelo país europeu - que há poucos anos estava mal situado no contexto internacional - foi apostar, sobretudo, em currículos exigentes e avaliações. "A exigência é a oportunidade dos pobres", sustenta como mote Nuno Crato, ex-ministro de Educação e Ciência de Portugal, entre 2011 e 2015, responsável, em grande parte, pela reestruturação do sistema educacional português.

Crato foi convidado pelo MEC, em 2019, a palestrar na 1.ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), em Brasília.

Acima da média

A partir dos anos 2000, atores da política portuguesa, engajados, decidiram intervir diante dos péssimos índices educacionais, fazendo com que o país conquistasse resultados acima da média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A progressão continuou, inclusive, mesmo em meio a crise financeira que atingiu o país anos depois, entre 2010 e 2015, demonstrando, dessa forma, que o investimento monetário não é o principal fator responsável pela melhora na educação.

"Em 1995, a situação não era nada animadora", disse Crato apontando para gráficos que revelam os baixos índices educacionais, durante a Conabe. Mas de situação "nada animadora" o país deu um salto e, em 2015, alcançou, por exemplo, 541 pontos no quesito matemática no Pisa, passando a Finlândia e outros 36 países.

Notável também foi a queda abrupta do índice de abandono escolar. "Quando eu cheguei ao governo, o abandono escolar precoce estava próximo a 25%. Quando saí, estava em 3,7%", disse Crato sobre o progresso em apenas quatro anos.

Currículo e centros de certificação

Todo bom resultado é fruto de um bom currículo - é o que defende o ex-ministro português. "Há pessoas que acham que deve começar em outra coisa, como na construção de escolas, ou colocar computadores nas salas de aulas, usar métodos diferentes. Minha ideia é de que tudo começa com o currículo", diz. "Algo que é tão barato, custa tão pouco, e que tem se provado em todo o mundo que tem resultados. É quase de graça, comparado a todos os custos que os ministérios de educação têm no mundo inteiro. Se não existir currículo, como faz avaliação? Como se fazem os manuais? Como se estabelecem metas? Se não tiver, é autonomia sem objetivos".

Segundo ele, foram necessários anos para que as pessoas envolvidas com a educação evoluíssem suas perspectivas no sentido de olhar para o currículo como a "solução" básica do processo.

“O currículo deve ser exigente. Não se deve por meia dúzia de coisinhas. Tem de estar centrado nas disciplinas essenciais. Tínhamos muitas outras coisas que atrapalhavam o foco no que era central, como educação cívica, disciplina de cidadania, estudo acompanhado, apoio de projetos”, diz. “As essenciais, eu diria, português e matemática, ciências, história, geografia".

O Brasil, no entanto, a despeito do que adotam alguns municípios, de forma isolada, como Sobral, no Ceará, anda na direção inversa. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o exemplo de um currículo que é mais focado em desenvolver habilidades "transversais" nos alunos do que ensinar conteúdos básicos e essenciais.

Em seguida, destaca Crato, é preciso que os manuais escolares, ou seja, materiais didáticos, sejam bem elaborados. Para isso, Portugal investiu em espécies de centros de avaliação e certificação de manuais, devidamente registrados. "Há diferentes manuais e há incentivo para usar eles. Mas é um sistema muito liberal nesse sentido. Autores e editores fazem o que acharem melhor e, depois, sujeitam-se a uma certificação", explica.

Ensino ativo e professores

As correntes teóricas que chegaram ao Brasil há, pelo menos, 20 anos, que defendem ensino "ativo", abordagens globais e desenvolvimento do senso crítico acima do conhecimento básico, são contestadas pelo ex-ministro. Não foi adotando essas metodologias que Portugal progrediu.

"Há um movimento contra o conhecimento, e isso não é algo que estou a falar por falar. Nós escutamos dizer que não interessa tanto saber o que se está a estudar, o que interessa é desenvolver o senso crítico. E como posso desenvolver o sentido crítico sem saber o que estou a falar? Quanto mais eu sei, mais eu percebo. Se sei de geografia, mais sei sobre uma guerra que está acontecendo. Mas se eu só tiver sentido crítico e não souber o conteúdo, não funciona", disse.

Enquanto teorias como Whole Language dizem que tudo deriva do interesse da compreensão (se um texto me interessa, aprendo a ler), achados da psicologia cognitiva moderna revelam que, do contrário, a compreensão e o interesse derivam dos conhecimentos prévios.

Leia também: Pedagogia do Fracasso: o que há de errado na formação de professores

"Há experiências sistemáticas que mostram que o sentido crítico para a análise de um texto não é desenvolvido em abstrato. Mas é desenvolvido conhecendo o texto. Se não dermos conhecimento às crianças, estamos a condená-las ao fracasso, apesar de estarmos dizendo que queremos desenvolver o sentido crítico", afirma ele.

O ensino explícito foi uma das mais poderosas ferramentas do país europeu para o salto na educação. Inúmeras evidências científicas são claras quanto à importância de um ensino dirigido.

"Por que o professor explicar é uma coisa chata? O ensino dirigido não quer dizer ensino maçante nem passivo, nem ensino tradicional no sentido negativo. Ensino dirigido pode ser ativo, estimulante", afirma.

Há quem defenda que igualdade social é o que deriva de não haver avaliação, mas para Crato, sem avaliação, "estaremos a prejudicar todos". Há total amparo científico, inclusive, para que as avaliações sejam utilizadas no sistema escolar.

"Adicionamos a avaliação frequente para os vários anos de escolaridade, avaliação externa e interna", diz. "A exigência é a oportunidade dos pobres, é sendo exigentes, querendo que todos progridam, que conseguiremos que todos atinjam níveis razoáveis. A psicologia cognitiva moderna descobriu que ser testado é a melhor maneira de se aprender algo. É um hábito que solidifica o conhecimento".

Leia também: MEC vai avaliar fluência de leitura de alunos e premiar bom desempenho de professores

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Sidnei Pereira

    17/06/2020 21:07:22

    Achei muito interessante a estimulante a matéria, porém não conseguir confirmar a informação sobre Portugal ter tido uma nota superior (apesar de bem posicionada) a da Finlândia na disciplina Matemática em 2015 (nem em 2018). Se puderem colocar a referência... Onde consultei: PISA 2015: https://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-in-focus.pdf PISA 2018: https://www.oecd.org/pisa/PISA-results_ENGLISH.png Obrigado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexander

      17/06/2020 4:56:58

      Essa matéria é uma boa "porrada" na cara dos criadores da pátria educadora, onde o estudo não é levado a sério. Se o Brasil não acordar, continuaremos na "**** de país que somos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        David de Carvalho

        15/06/2020 11:56:08

        Primeiro passo é ter um miniZtro da educaSSão alfabetizado. Segundo passo é considerar educação um INVESTIMENTO, e não DESPESA como no Brasil atual.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          Nelson Vidal Gomes

          14/06/2020 11:48:53

          Matéria de grande importância e muito bem conduzida em seu conteúdo!Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            José

            13/06/2020 22:51:55

            Aqui no Brasil infelizmente os piores alunos do ensino médio serão os professores do amanhã uma vez que ninguém quer fazer licenciatura ou pedagogia devido aos péssimos salários. Os melhores alunos partem para profissões mais atraentes, o que sobra de vagas no magistério são ocupadas pelos alunos com medias mais baixas. Claro que tem exceções dos apaixonados pela educação, mas fazer uma faculdade para no final ganhar menos de dois mil e ter as piores condições de trabalho possível é difícil, sem apoio nenhum doa governantes em escolas com salas superlotadas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Michele Nogueira da Rocha

              13/06/2020 22:11:49

              Tanta coisa boa em Portugal, pois foram importar “Antonio Nóvoa “, ele tem palestrado por aqui ... um horror! Ex reitor da Universidade de Lisboa ! Pela matéria fiquei sabendo do lado bom de lá.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Elbio Pellenz

                13/06/2020 20:06:14

                Alguma dúvida sobre o aparelhamento da educação no Brasil. A elite intelectual brasileira e “uapixana” é uma piada é uma história de inércia e burocracia. E essa história é antiga potencializada quando o “centralismo democrático” petista assumiu o comando: discurso único. Como toda unanimidade é burra tai o PiSA para medir os resultados.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Ricardo de Mello Araujo

                  13/06/2020 18:31:56

                  Maravilhosa reportagem! Ela é tão importante para o país que a Gazeta deveria liberar o acesso para não assinantes. Parabéns ao editor e ao repórter!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Josphin

                    13/06/2020 17:41:21

                    Já fui professor de escola pública durante um ano. Foi o máximo que suportei, então parti pra outra (faltou vocação e além disso percebi a falência do sistema). Posso afirmar categoricamente, pela minha experiência, que o que mais trava o desenvolvimento da educação no Brasil são as faculdades onde se formam professores, pois ali tudo que se ensina são teorias as mais diversas que nada tem a ver com a sala de aula. Se ensinam ali todo tipo de teoria estapafúrdia de como o capitalismo é malvadão e o socialismo é bonzinho, mas não se ensina como montar um plano de aula, como conduzir uma turma de adolescentes, como transmitir o conhecimento, nada disso. . Não tem como dar certo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • E

                      E. L.

                      15/06/2020 12:17:09

                      Excelente comentário!!! A Luz do que acontece à décadas!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Faria

                    13/06/2020 17:39:14

                    Tão ou mais importante do que escolher reitor é a questão do artigo da sua colega Isabelle Barone. O currículo dos cursos é fundamental para desenvolvermos bons profissionais para o mercado, sem desmerecer a forma como o conteúdo é passado, que cabe aos professores. O que vemos hoje é uma indústria de fornecimento de diplomas de curso superior, com preços baixos, avaliações superficiais e conteúdos rasteiros e dissociado das melhores práticas do mercado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ARMINDO VILSON ANGERER

                      13/06/2020 17:14:32

                      Parabéns Portugal. Fica provado, uma vez mais que a solução não está em focar só inovação, tecnologia, as sim trabalhar de forma consciente e responsável os curriculuns bem elaborados e a partir deles os levar a sério1

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Celso Vinotintto

                        13/06/2020 17:04:23

                        Dificilmente isso ocorrerá aqui no Brasil onde os interesses econômicos e políticos sobrepujam qualquer boa ideia em prol de educação. Enquanto empresários inescrupulosos, apoiados pela mídia de aluguel comandada pela rede globo, controlarem a opinião pública, o país continuará na ignorância, na estupidez das novelas, navegando nas informações tendenciosas e absorvendo, cada vez mais, o vírus da alienação que o futebol lhes enfia goela abaixo. E o pior: não e consegue ver luz no fim do túnel!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Antonio Cousseau

                          13/06/2020 16:47:24

                          A HORA QUE SE POSSA ESCOLHER BONS REITORES E BONS DIRETORES DE ENSINO, O BRASIL MELHORARÁ MUITO A EDUÇÃO NAS UNIVERSIDADES E ENSINO MÉDIO.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LULA CACHACEIRO

                            13/06/2020 16:26:52

                            é só ver quanto mais professores vermelhinhos numa escola pior a nota dela ...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LULA CACHACEIRO

                              13/06/2020 16:25:01

                              segredo ... pararam com educação do Paulo freire

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jarbas Paranhos

                                13/06/2020 15:03:03

                                Que inveja dos Portugueses!!! Será quanto tempo ainda o Brasil vai demorar para entender estas verdades básicas e o obvio ululante do que funciona em educação!! Não falta verba, falta é vergonha na cara do MEC!!! Esse novo Ministro até esta tentando, mas a maquina estatal esta toda contra ele!! Lamentável...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • G

                                  Gilson Clazer Moraes

                                  13/06/2020 15:10:23

                                  Vai demorar para desaparelhar o MEC ainda mais quando o ministro é o mais atacado depois do presidente e uma certa turma não percebe isso

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Rogerio Barao

                                13/06/2020 15:03:02

                                É preciso tirar das sombras esse modelo educacional medíocre da esquerda, de pseuda igualdade, onde os alunos progridem nas séries sem avaliações e, por consequência, formando legiões de desqualificados. Só há progresso intelectual quando há desafio, os estudantes são instigados para o desenvolvimento no ambiente escolar, é nesse ambiente que vão brotando os talentos. A utopia igualitária descamba naturalmente para essa geração de analfabetos funcionais produzidos pelas escolas públicas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jérôme Mencier

                                  13/06/2020 14:54:47

                                  Vamos selecionar os bons professores e avaliar os resultados do ensino nos alunos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    Klin

                                    13/06/2020 14:22:00

                                    O problema no Brasil é que querem as coisas para ontem. Ideologizam o conhecimento e criam teorias absurdas para serem repassadas aos estudantes de forma massante. É só observar como o ministro transbelhado da educação dá bons exemplos e se preocupa com o ensino no Brasil. Não precisa falar mais nada. Parabéns a Portugal que fez o serviço de casa dando continuidade a uma política de ensino sem vies político ideológico.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      LEONARDO

                                      13/06/2020 14:19:27

                                      Quero perguntar aqui para a maoria dos professores que já se aposentaram no Brasil ou os que ainda estão trabalhando. Como foi ou como é participar de uma educação tão fracassada como a nossa? Tudo o que foi feito até agora só distruiu sonhos e o futuro de milhões Brasileiros. O modo de ensino no Brasil vai continuar o mesmo, mesmo diante de tentativas de mudar como temos vistos ultimamente? por favor, sejam dignos de responder ao Brasil essa pergunta.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • G

                                        Guilherme Basso Dos Reis

                                        19/06/2020 0:48:24

                                        Realmente estes professores têm que ser questionados. Não conseguiram te ensinar a escrever corretamente. Correto: destruiu Errado: distruiu Correto: temos visto ultimamente Errado: temos vistos ultimamente

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      LEONARDO

                                      13/06/2020 14:18:32

                                      Quero perguntar aqui para a maoria dos professores que já se aposentaram no Brasil ou os que ainda estão trabalhando? Como foi ou como é participar de uma educação tão fracassada como a nossa? Tudo o que foi feito até agora só distruiu sonhos e o futuro de milhões Brasileiros. O modo de ensino no Brasil vai continuar o mesmo, mesmo diante de tentativas de mudar como temos vistos ultimamente? por favor, sejam dignos de responder ao Brasil essa pergunta.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        Beto

                                        13/06/2020 14:02:10

                                        A educação no país é um celeiro de laboratórios.Cada pedagogo dá seu pitaco.Muita teoria. Muita poesia. Parecem gènios procurando chifres em cabeças de cavalos. As teorias de Paulo Freire levaram o país a um destino de empobrecimento na educação. A pedagogia do fracasso. Desenvolver habilidades" transversais ", abordagens globais e desenvolvimento do senso crítico, são bonitos nos nomes mas sem eficácia no conhecimento. Desprezam o simples pelo sofisticado e fazer coisas diferentes, sem objetivo concreto. Soberba!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          joão José Augusto Mendes

                                          13/06/2020 13:18:40

                                          O segredo, é saber que os recursos que tem são humanos e é neles que tem que investir se quiser ser alguém na comunidade européia, simpes assim.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Manfred Schmid

                                            13/06/2020 12:48:06

                                            Não tem segredo, basta trabalho, foco e não seguir o Paulo Freire!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Lucia Haracemiv

                                              13/06/2020 12:29:05

                                              Ótima matéria. No Brasil, infelizmente, o viés ideológico das últimas duas décadas, fez com que andássemos na direção oposta. Temos muitos jovens que acreditam ter um senso crítico apuradíssimo e mal sabem escrever de forma estruturada e compreender situações através de dados. Resultado de muita conversinha e pouco conteúdo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Ricardo

                                                13/06/2020 12:06:08

                                                com certeza eles não usam o método paulo freire (pátria educadora) da nossa "deseducação", que nos colocou nos últimos lugares do mundo!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Maquiavel

                                                  13/06/2020 11:51:15

                                                  Ué, mas para a esquerdalha maldita o método Pau no Freire não é o miór??

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eduardo

                                                    13/06/2020 11:46:39

                                                    Eis aí a prova cabal de que o construtivismo dominante é uma balela e que conteúdo é fundamental. Pela volta imediata do método fônico em toda a rede escolar!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marco

                                                      13/06/2020 11:44:57

                                                      Não chegaremos nesse patamar enquanto não extirparmos o câncer Paulo Freire da nossa Educação.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Pedro Zanoni

                                                        13/06/2020 11:36:26

                                                        aqui no Brasil as universidades so se preocupam com dinheiro e eleições dos reitores..prestação de contas ...nada ...a utilização do nosso dinheiro e feita e aprovada por eles mesmos ou professores ligados

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • N

                                                          Nm

                                                          13/06/2020 11:27:58

                                                          Os portugueses não aderiram ao método de Paulo Freire nem aos sindicatos como APP ... conseguiram bons resultados.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            LUIZ FERNANDO DE FREITAS SALDANHA

                                                            13/06/2020 11:26:31

                                                            Uau! Sensacional, sensacional.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Montenegro

                                                              13/06/2020 10:27:32

                                                              O processo de desconstrução da qualidade do ensino público Brasileiro está em curso há décadas. E é talvez a face mais cruel do plano político reservado ao Brasil: manter e fomentar uma grande massa de alienados políticos. Involuntariamente, esses ajudam aqueles que impedem as mudanças e reformas necessárias ao desenvolvimento do país.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                TIAGO SILVA

                                                                13/06/2020 8:23:30

                                                                Ótimo artigo. E parabéns a GP em abordar o assunto sem tocar sem viés ideológico. Portugal vêm sendo governado pelo partido social-democrático pelos últimos 15 anos e isso não os impediu de se sobressair no ensino. O que podemos tomar como lição? Apenas seriedade no trabalho, esquecer dessas teorias da conspiração, não ficar buscando guerra o tempo todo e focar no que temos que focar. E claro, enterrar esse estúpido conflito ideológico.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • D

                                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                  13/06/2020 7:24:55

                                                                  Para completar a narrativa sobre o descalabro da educação no Brasil, vou descrever um fato tenebroso. Há livro tecnico de minha área cuja a primeira edição ocorreu em 1883, na Inglaterra. Já são 39 edições e nunca foi traduzido para o português. Aonde estão os nossos iluminados professores das universidades publicas? Não são lá os templos sagrados do saber e da ciência? Eu formei-na PUC-PR, e em mais de uma ocasião fui desprezado por ter sido graduado em um faculdade que despreza "a pesquisa". Por não ter o rigor no processo seletivo. Sim, estamis no caos.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                    13/06/2020 7:07:28

                                                                    Isabelle, não é de hoje que vejo você tratar deste assunto tão importante. Parabéns, por não perder o foco. Precisamos, sim, discutir seriamente este descalabro educional. Há pouco de 20 anos presenciei um oficial da FAB, criticando a falta de cultura americano medio. Reconhecia quando esteve nos EUA, a capacidade técnica do americano. E é isto que importa. Os EUA não tentarsm reproduzir a cultura europeia. Dominaram o mundo com a tecnologia. Matemática, física, quimica e inglês. Construtivismo não existiu lá. Contextualização para aprender ler e escrever?Tabuada, imbecilidade? As nossas universidades falharam e merecem toda a critica possivel.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Cidadão Brasileiro

                                                                      13/06/2020 4:48:51

                                                                      A educação é o principal ingrediente da produtividade. Poucos economistas e pouquíssimos políticos já perceberam isso. Ocidentais. Os chineses, sul coreanos e outros asiáticos, já sacaram o valor da educação há décadas e hoje exportam produtos de alto valor agregado, enquanto nós exportamos commodities e empregos. Realmente, não é a cor do gato que importa. As disputas ideológicas são um desperdício de energia que prevalece onde o interesse de grupos pelo poder é bem maior do que pelo país (o famoso “eu me dando bem o resto q se exploda”...). O fanatismo é chocolate para espertalhões.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • R

                                                                        Robert Guitar

                                                                        13/06/2020 3:43:18

                                                                        Na BNCC fala sobre senso crítico e engajamento em matemática. Acho que isso deve ter sido escrito por um sociólogo, não um matemático.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • T

                                                                          Toso

                                                                          13/06/2020 2:48:54

                                                                          Deus nos livre logo desse socioconstrutivismo e sigamos o modelo português, as crianças brasileiras merecem.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • R

                                                                            Rubens Farias

                                                                            13/06/2020 2:05:10

                                                                            Seriedade, sem frescuras, vai direto ao ponto, ensino da língua materna e de preferência uma língua internacional e ciências (matemática, fisica ,química, história, geografia, biologia).

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              Roberto Garcia

                                                                              13/06/2020 1:52:34

                                                                              Parece tão óbvio que chega a dar raiva. Querem formar senso crítico sem saber ler e falar direito quanto mais a matemática que explica boa parte do mundo. A narrativa cai desastrosamente para a realidade e nem assim esse pessoal desastroso se rende para os fatos que bate a sua porta dia após dia.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              2 Respostas
                                                                              • M

                                                                                Maquiavel

                                                                                13/06/2020 11:53:31

                                                                                Se os alunos tivessem senso crítico não votariam em esquerdista

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • R

                                                                                Roberto Garcia

                                                                                13/06/2020 1:53:23

                                                                                ...batem..

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            Fim dos comentários.