• Carregando...
O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli.
O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli.| Foto: Luis Fortes / MEC

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que o ministro Carlos Alberto Decotelli concluiu, em fevereiro de 2009, todos os créditos do doutorado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Estatística da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Mas o reitor da instituição, Franco Bartolacci, disse à Gazeta do Povo que Decotelli não obteve o título, pois "faltou aprovar a tese".

Mais cedo, o reitor publicou em seu perfil no Twitter que Decotelli não tem doutorado, diferentemente do que consta no currículo do professor na plataforma Lattes e em sites do Governo, inclusive do MEC. Bartolacci confirmou à Gazeta a informação divulgada mais cedo de que o novo ministro não obteve o título de doutor pela instituição argentina. "Le falta aprobar la tesis, por eso no obtuvo aun el titulo de doctor", salientou o reitor da UNR.

No post, ele mencionou que "nos vemos en la necesidad de aclarar que Carlos Alberto Decotelli da Silva no ha obtenido em UNR la titulación de Doctor que se menciona en esta comunicación", conclui. Ele se referia à postagem do presidente Jair Bolsonaro em que apresentou o currículo do novo ministro recém-nomeado.

Questionado pela reportagem, o MEC não respondeu sobre a aprovação da tese do ministro ou o tema dela. Mas enviou certificado emitido pela universidade relativo aos créditos cumpridos por Decotelli.

Documento enviado pelo MEC à reportagem
Documento enviado pelo MEC à reportagem

Atualização do Lattes

Ainda na sexta-feira (26), Decotelli retirou de seu currículo Lattes o título de sua tese "Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja" e o nome de seu orientador Dr. Antonio de Araujo Freitas Jr. No lugar, ele menciona agora apenas "créditos concluídos" e "ano de obtenção: 2009". E, no campo relacionado ao orientador, o ministro assinalou: "sem defesa de tese".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]