• Carregando...
Apenas filiados ao PSOL farão parte da mesa de “debates” do evento. Divulgação.
Apenas filiados ao PSOL farão parte da mesa de “debates” do evento. Divulgação.| Foto:

Nesta sexta-feira (5), a Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ) realizará um evento de nome "É tempo de resistir" para discutir "como fazer oposição ao Bolsonaro". Deputado Federal pelo PSOL-RJ (Partido Socialismo e Liberdade), Marcelo Freixo, que estará presente na "Calourada da Rua RJ 2019.1", disse, no Twitter, que se trata de uma "mesa de conversa para falar sobre os desafios e organização de lutas no governo Bolsonaro". Apenas filiados ao PSOL foram convidados para o "debate", são eles: Mariana Teodozio, estudante de pedagogia da UFRJ e ativista no RUA - Juventude Anticapitalista e Wesley Teixeira, Coordenador do Pré-Vestibular Popular + Nós e estudante de pedagogia da FEBF-UERJ.

Leia também: Na UFSC, Boulos diz que “turma” de Bolsonaro vai matar e prega Lula Livre

DIÁRIO DE CLASSE: O mínimo que você precisa saber para entender o que acontece dentro de escolas e universidades

"A extrema direita ganha força no país e no mundo, como provado com a eleição de 2018. Eles defendem o desrespeito aos direitos humanos, o militarismo, a destruição do meio ambiente, o ódio, o cerco à liberdade de expressão e manifestação. E sabe por que eles fazem isso? Porque eles têm medo de nós!", diz a descrição do evento, no Facebook, além de chamar o governo de "reacionário" e "sem compromisso com as conquistas de direitos humanos, políticos e sociais".

Notificação

Na segunda-feira (1), o Partido Social Liberal (PSL-RJ) notificou o reitor da UFRJ, Roberto Leher, sobre a realização do evento. "Impõe consignar que é sabido que o mencionado Reitor da UFRJ é, ao menos até pouco tempo atrás, um membro ativo filiado ao PSOL, tendo total alinhamento partidário-político-ideológico", diz o documento.

Leia também: Decreto de Bolsonaro corta 13 mil cargos em universidades públicas

A carta continua dizendo que "o evento toma relevo de ilegalidade "pela utilização dos equipamentos públicos para favorecer uma entidade privada que é um partido político, contrário ao princípio constitucional da impessoalidade, e sobretudo com o escopo de defenestrar a pessoa do Presidente da República". Além disso, o partido afirma que o Leher e o deputado Marcelo Freixo poderão responder por improbidade administrativa.

Em 2016, uma liminar concedida pelo juiz Rafael Estrela Nóbrega suspendeu o evento "Debate Juventude e Cidade com Marcelo Freixo", então previsto para acontecer nas dependências da UFRJ. Os outros convidados ao "debate" também eram do PSOL.

Na época, Freixo era candidato a prefeito do Rio e, dessa forma, violaria o artigo 73 da Lei Eleitoral, que não permite a realização de atos de campanha em espaços públicos como universidades.

Procurada pela reportagem, a assessoria da UFRJ não respondeu ao pedido de contato.

Consulta para reitor

Nesta semana, alunos, funcionários e professores votam para escolher o novo reitor da instituição. A consulta termina na quinta-feira (4), um dia antes do evento "É tempo de resistir".

Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica – a chapa apoiada pela atual diretoria, ligada ao PSOL – e Roberto Bartholo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia são os candidatos à reitoria.

Confira nesta matéria da Gazeta do Povo quem são e o que pensam os candidatos.

Leia também: Processo de escolha de reitor da UFRJ desafia determinação do MEC

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]