Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Língua estrangeira

Deutsch, english, español, français... qual escolher?

Estudantes que não dominam qualquer idioma são aconselhados por professores a optarem pela prova de espanhol

Para Bruna Queiroz Mendes, que prestou o vestibular em 2011, a prova de alemão não tem tantas pegadinhas como a de inglês | Antônio More / Gazeta do Povo
Para Bruna Queiroz Mendes, que prestou o vestibular em 2011, a prova de alemão não tem tantas pegadinhas como a de inglês (Foto: Antônio More / Gazeta do Povo)

Com a abertura das inscrições para os vestibulares de verão, uma dúvida comum a quem nunca fez um curso de idioma é que opção escolher para a prova de língua estrangeira. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, os candidatos podem decidir entre inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, mas professores de idiomas de vários cursos de Curitiba concordam que o grau de dificuldade varia entre as provas.

Docentes de Inglês e de Espanhol recomendam que quem não tem fluência em nenhum idioma deve optar pela prova de Língua Espanhola. "Nos últimos anos, a prova de Espanhol da UFPR têm sido mais fácil que a de Inglês, especialmente por causa do número de expressões de derivação latina", diz o professor de Inglês Renato Baggio, do curso Acesso.

A proximidade entre o português e o castelhano está entre as justificativas do professor Jaime Marinero, que ministra aulas de Espanhol em vários cursos preparatórios, para que a opção de estudantes com conhecimento entre básico e intermediário em qualquer idioma seja a prova de língua espanhola. "Mesmo alguém que nunca teve aulas de Espanhol pode fazer a prova. Um simples dicionário de sinônimos já é um bom instrumento de estudo", considera.

Marinero alerta, no entanto, para que se tenha cuidado com vocabulários específicos que confundem falantes de português, como o termo "surdo", que em castelhano significa canhoto e não uma pessoa sem audição.

Inglês

Para quem optar pela prova de Inglês, o professor Jomar das Chagas Lima, do curso Decisivo, lembra que os textos que costumam aparecer nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] são jornalísticos, sem grandes dificuldades de compreensão para quem domina o chamado inglês instrumental. Quanto à temática, a prova da UFPR tem dado destaque a textos sobre saúde, economia ou tecnologia.

Embora admita que seja necessária alguma orientação para obter um bom desempenho nas provas, Lima afirma que o inglês é mais familiar aos estudantes do que eles mesmos consideram. "O idioma está presente no dia a dia, nas músicas, na internet, na tevê. Muita gente não tem consciência do potencial que possui em Língua Inglesa."

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.