Férias é hora de fechar os livros escolares e correr para o quintal. O que é diversão garantida para os pequenos muitas vezes se torna uma preocupação para os pais, preocupados em aliar o lazer ao aprendizado, nesta fase de crescimento.
A resposta pode estar perto de casa, em Curitiba e Região Metropolitana, em passeios capazes de desenvolver a criatividade, o conhecimento e as habilidades sociais de crianças e adolescentes. A Gazeta do Povo listou dez passeios, com a ajuda da psicopedagoga Ana Paula Detzel, do Colégio Santa Maria, da turismóloga Flávia Augusto Sphair, e dos organizadores do site Roteiro Baby Curitiba.
Planetário
Daniel Castellano / Gazeta do PovoJovem observa o planetário da FTD Digital Arena: informação e ludicidade O Planetário do Colégio Estadual do Paraná realiza sessões públicas todo primeiro sábado do mês, a partir de fevereiro. O local permite a projeção do céu estelar do passado, presente e futuro. Para comparecer é preciso chegar com 15 minutos de antecedência e ter idade superior a 6 anos. Mais informações: (41) 3234-5612. Há ainda sessões de planetário digital no FTD Arena, na sede da PUC,. As aulas de astronomia ocorrem aos sábados, com uma cúpula em 360º. Informações: www.ftddigitalarena.com.br.
Museu de História Natural
Jonathan Campos/Gazeta do PovoProfessor em atividade no museu prepara animal para exposição no bosque: saber ao ar livre
O museu, no Bosque do Capão da Imbuia, reúne exemplares taxidermizados da fauna e elementos da flora local. Aberto para visitação, o bosque permite visitas guiadas, que podem ser agendadas em pequenos grupos.
É lá que está a árvore considerada a mais antiga de Curitiba. Abre de terça a domingo. Endereço: Rua Prof. Benedito Conceição, 407. Agendamento: (41) 3313-5481/3313-5582.
Praça do expedicionário
Henry Milléo/Gazeta do PovoVista do Museu do Expedicionário: espaço vivo no Alto da XV
Homenagem aos militares brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial, na praça há um tanque de guerra e um avião Thunderbolt usado no conflito.. Anexo, um museu com informações de guerra, uniformes, material gráfico e filmes. Bem cuidado e informativo, o espaço é diversão garantida para as crianças e adolescentes. Abre de terça a domingo. Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 900.
Centro de Criatividade
Daniel Castellano / Gazeta do PovoAluno faz ateliê de pintura no "São Lourenço"; marco local
Além de oficinas fixas, o Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço realiza oficinas de artes plásticas, dança e música. O local é um dos mais conceituados espaços de arte educação da cidade e projetou Curitiba a partir da década de 1970. Além das oficias, a atração é a proximidade com o parque, propício para o ciclismo e caminhada. Ligações pela ciclovia. Contato: (41) 3313-7192.
Bq. Alemão
Local é decorado como cenário da história de João e Maria, dos Grimm. Na "Hora do Conto", "bruxas" se revezam. Sessões nos fins de semana às 11, às 14 e às 16 horas. No Jardim Schaffer.
Museu Egípcio
O Museu Rosa Cruz, no bairro Bacacheri, possui artefatos do Antigo Egito, com réplicas e até uma múmia de verdade. Boa dica para crianças e adolescentes. Aberto de segunda a sábado. Endereço: Rua Nicarágua 2.620.
Bacaetava
Gruta é a principal atração turística de Colombo. Um guia explica a formação geológica. Antes do passeio há a exibição de um vídeo. Tudo sem custo. Endereço: Rua Antônio Gasparin s/nº, Colombo. Fone: (41) 3656-5669.
Carambeí
o Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais, possui uma pequena vila, com casas que representam a colonização holandesa, espaço por espaço. Contato: (42) 3231-5063.
Borboletário
A Reserva Ambiental Serelepe fica em Quatro Barras e ofereve atividades de ciências, como borboletário, formigário e minhocário. As visitas são em grupos e devem ser agendadas. Contato: (41) 3049-7703.
V. dos Animais
No Parque Vila dos Animais, em Campina Grande do Sul, na RMC, as crianças podem andar a cavalo, fazer carinho em animais, ordenhar vaca, tudo em segurança.
Contato: www.viladosanimais.com.br.
Deixe sua opinião