• Carregando...
 | Reprodução/Pixabay
| Foto: Reprodução/Pixabay

Você sabia que o Google possui inúmeras ferramentas para facilitar as pesquisas na internet? Apesar de muitas aplicações já existirem há bastante tempo, algumas delas têm um acesso “escondido” ou envolvem o uso de “truques”. Confira algumas dicas para diminuir o trabalho e aumentar a precisão na hora de pesquisar:

1. Para encontrar pesquisas científicas

O Google Acadêmico é uma página do buscador voltada para pesquisas científicas. Acessando o endereço scholar.google.com.br é possível ter acesso a livros, artigos, resumos e teses, além de publicações de editoras.

O recurso permite, ainda, a pesquisa por um autor específico (basta inserir no campo de busca “autor: nome”), conteúdos produzidos em um determinado período de tempo, salvar os resultados em uma biblioteca pessoal, entre outros.

2. Pesquisar em um site específico

Um filtro de busca avançada que pode facilitar pesquisas em um site é a inserção do termo “site:” seguido do endereço desejado. Assim, todos os resultados que irão aparecer no buscador serão provenientes do link inserido. Uma dica é sempre se lembrar de não inserir nenhum espaço depois do “:”, para que a ferramenta funcione adequadamente.

3. Busca mais acessível pelo celular

Para os usuários do iPhone, o Google disponibiliza o aplicativo Google Board, que inclui um atalho de pesquisa no teclado do celular. Isso faz com que a busca possa ser feita sem a necessidade de acessar um navegador de internet.

Quem utiliza o app não precisa, por exemplo, sair do WhatsApp para fazer pesquisas. A ferramenta está disponível para download na App Store.

4. Excluir e ocultar palavras dos resultados

Muitas vezes os resultados de uma busca estão atrelados a outras palavras que acabam tirando o contexto da pesquisa. Por isso o Google possibilita a exclusão de um termo da busca, bastando digitar o sinal de “menos” (-) antes da palavra a ser eliminada.

Utilizando o sinal “*” é possível procurar palavras que estejam em uma mesma busca, porém não necessariamente seguidas como na procura com as aspas. Chamado de “asterisco coringa”, o símbolo representa qualquer palavra que possa estar entre as duas ou mais ocorrências da sua busca.

5. Encontrar definições de termos

Utilizando o prefixo “define:” antes de qualquer palavra, o Google apresenta um resultado rápido de uma definição dos termos buscados.

6. Os filtros das buscas por imagem

Está buscando uma foto de um tamanho, cor ou desenho específico? Na barra superior da aba “imagens” do buscador,existem diversas opções de filtragem de conteúdo. No link “Direitos de uso”, o Google exibe fotos que podem ser utilizadas sem custo para fins comerciais; no link “Tempo” há a possibilidade de procurar imagens publicadas em um momento específico; ao clicar em “Tipo” a seleção abrange retratos, desenhos, animações e clip arts, etc.

7. Encontrar arquivos de formato específico

Para procurar resultados em arquivos Word (doc), PowerPoint (ppt) e PDF, por exemplo, digite a palavra que será buscada, seguido de “filetype:” e o tipo do arquivo.

8. Pesquisar com upload de imagens - inclusive pelo celular

Na aba “imagens”, é possível encontrar a opção de arrastar ou fazer o upload de uma foto para encontrar figuras similares ou informações a respeito. Chamada de “pesquisa reversa”, essa ferramenta está disponível apenas na versão do buscador para computador.

Para a busca em smartphones, no entanto, existe uma alternativa desenvolvida em um site gratuito. Basta acessá-lo no navegador do celular, subir uma imagem e o usuário será redirecionado para a página do Google.

9. Encontrar uma página que mencionou um site

Para buscar por um site que tenha mencionado outro site, escreva “link:” antes do endereço que vai ser procurado.

10. A página de busca avançada

Para quem deseja reunir vários truques de busca de uma vez só, uma boa solução é a página de busca avançada do Google. Acessando-a, é possível pesquisar por tipo de arquivo, direitos de uso, idioma, país, endereço do site, e muitas outras opções.

Colaborou: Cecília Tümler.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]